Como se calcula o ROI? Qual a importância e quando devemos calcular?

"Como se calcula o ROI? Qual a importância e quando devemos calcular? "

Saiba a importância de calcular o ROI no seu negócio

Em tempos de crise a última coisa que as empresas querem é gastar dinheiro à toa. Todo investimento precisa ser estrategicamente pensado para que o retorno seja positivo. Por isso, é preciso entender como se calcula o ROI (retorno sobre o investimento) para identificar oportunidades dentro do cenário econômico atual.

Até algum tempo atrás, investir em marketing era um tiro no escuro, muito dinheiro gasto em ações praticamente impossíveis de mensurar resultados e o retorno era na base da sorte. Mas, não se preocupe, o jeito de fazer marketing mudou e as coisas estão bem mais simples agora! Com a facilidade proposta pela internet, o consumidor moderno está cada vez mais exigente e consequentemente a forma de oferecer soluções a ele mudou para atender as suas necessidades.

As agências de marketing digital estão apostando no Inbound Marketing, uma das principais estratégias de marketing digital, focada em planejamento e criação de conteúdo com intuito de aumentar consideravelmente a taxa de conversão de vendas. Ainda que seja considerada uma inovação do marketing, os números são positivos, partindo do princípio que o IM custa cerca de 62% a menos se comparado ao método tradicional.

Como calcular o ROI do inbound marketing?

  • Custo por aquisição de cliente: não existe segredo, é preciso calcular todos os custos, desde salário dos funcionários envolvidos até as despesas de todas as ações. Some tudo e divida pelo número de clientes que você conquistou em um determinado tempo. O resultado desta soma representa o custo de cada cliente que você adquiriu.
  • Vida útil do cliente: aqui o valor pode não ser muito preciso, por isso você vai precisar observar o histórico de vendas para atingir um valor aproximado. Então, multiplique o gasto anual do cliente na sua empresa pelo seu tempo de vida dentro da organização.
  • ROI: há algumas formas diferentes de calcular o ROI. Mas, antes de tudo vale lembrar que uma campanha só pode ser considerada como positiva se os resultados pagarem a aplicação.
  • A fórmula é dada por: ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
  • O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).
  • Para aplicação no IM você deve considerar: o valor da vida útil menos os custos de aquisição de clientes, dividido pelo valor da vida útil: vida útil do cliente – custo de aquisição / vida útil do cliente.

Dica 1: antes de mensurar o ROI é preciso estabelecer uma meta para cada ação proposta.

Dica 2: utilize outras métricas para ajudar na análise da sua estratégia. Esteja sempre atentos ao número de visitantes dos sites, cliques em banners e anúncios, engajamento nas redes sociais, reclamações de produtos e etc.

Formas práticas de otimizar o ROI e garantir um retorno positivo:

Marketing de conteúdo: A produção de conteúdo é basicamente o caminho mais assertivo para criar valor e relevância pra sua marca. Ao produzir um conteúdo educativo de qualidade e estrategicamente pensando para atender o seu público-alvo, sua empresa será vista como referência no segmento em que atua.

Mensuração constante de resultados: para que você consiga aumentar constantemente o ROI da sua empresa é preciso ficar de olho nos resultados. Analise todas as ações que serão desenvolvidas, este monitoramente é essencial para indicar se ela teve ou não o retorno esperado e a partir de então aprimorar ou mudar a estratégia.

Aprender com os erros: uma ação mesmo que planejada está suscetível a erros e são eles que te ajudarão a aprimorar suas estratégias com intuito de aumentar cada vez mais seu ROI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *