4 Dicas Para Vender Mais Este Ano

4 Dicas Para Vender Mais Este Ano

Vender mais este ano é o grande objetivo da maioria dos negócios. Sejam produtos ou serviços, alcançar o público consumidor é essencial para assegurar o sucesso das operações. Sendo assim, é preciso reinventar as estratégias de gestão constantemente para alcançar resultados satisfatórios.

Isso nem sempre é tarefa fácil e envolve decisões estratégicas para estruturar ações consistentes na busca de mais vendas. Pensado nisso, hoje falaremos sobre como trilhar esse caminho de forma efetiva e fazer de 2018 um ano acima da média.

Desenvolva Inbound Marketing

Nossa primeira dica, caso você deseje vender mais este ano, é trabalhar o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Essa modalidade se diferencia do marketing tradicional por inverter o fluxo de busca entre emissor e interlocutor: você deixa “pistas” para o cliente encontrar sua empresa ou seu produto, até que ele chegue lá.

Basicamente, a ideia é construir uma base (ou várias) de conhecimentos específicos que tenham relação com os interesses da(s) sua(s) buyer persona. A partir disso, constrói-se uma relação com os potenciais clientes, que envolve o interesse por sua empresa ou seus produtos. Assim, eles são conduzidos por toda uma jornada, até que se tornem consumidores efetivamente.

Para tanto é possível utilizar portfólios variados de recursos digitais, como estratégias de SEO, blogs, podcasts, dentre várias outras. Se deseja saber mais, baixe agora mesmo nosso e-book 5 passos para aplicar o Inbound Marketing.

Invista em Tecnologia

Vender mais no século XXI tem relação com uma série de conceitos relativamente recentes, como: análise de dados em tempo real, controle de processos e integração gerencial. Não se tratam de bichos de 7 cabeças, mas podem ser atividades desgastantes sem a utilização da tecnologia certa.

Um dos principais aliados no desenvolvimento de estruturas arrojadas para condução de negócios é o sistema ERP online. Essa ferramenta, especialmente desenvolvida para criar sinergia entre as áreas de negócio, é extremamente poderosa no auxílio ao gestor.

Por meio de uma interface virtual, ele cria um ambiente de representação da empresa e traz informações das mais diversas, de forma ágil, confiável e assertiva. Alguns exemplos de processos impactados pela ferramenta são: gestão financeira, sistema de controle de estoque, vendas e marketing.

Trata-se de um caminho altamente recomendável, em especial para empresas de pequeno e médio porte, onde, em geral, a organização das atividades é um fator crítico.

Ouça Seu Consumidor

Todos os seguimentos passam por um momento desafiador em termos de satisfação do público consumidor. Cada vez mais exigentes, as pessoas querem ser ouvidas e sentirem que fazem parte da construção dos negócios que escolhem. Esse é um dos principais fatores competitivos da atualidade.

Sendo assim, se quiser vender mais, é importante criar canais diretos entre você e seu público. A partir disso, desenvolva estratégias de comunicação e assimilação daquilo que perceber. Não é um caminho simples, mas com o tempo as pessoas tendem a se engajar cada vez mais com sua empresa.

Várias estratégias estão disponíveis atualmente. Vale a pena explorar as redes sociais, sites como “Reclame Aqui” e reclamações diretas aos seus sistemas de atendimento.

Se Deseja Vender Mais, Planeje-se

Nossa última dica é a mais óbvia de todas: planejamento. Vender mais é um processo que afeta toda a sua estrutura empresarial. Além de mais esforços, você precisará de mais recursos, maior agilidade e maior qualidade de atendimento.

Dessa forma, você precisa trabalhar em três frentes: definir as ações de impacto no aumento de clientes, a manutenção dos clientes recorrentes e a preparação do negócio para o aumento previsto. Tudo funciona de maneira encadeada e depende de um trabalho assertivo no sentido de criar fluxos eficientes em toda a cadeia produtiva.

Isso significa que o sucesso nas vendas não está ligado apenas a oferecer seus produtos a um número maior de pessoas. Isso é somente a parte mais básica do processo. Você precisa transformar a organização em uma entidade capaz de vender mais, o que envolve, no mínimo:

  • Logística aprimorada;
  • Canais de atendimento eficientes;
  • Backoffice bem estruturado;
  • Estoque abastecido;
  • Capital de giro.

Sendo assim, quando se preparar para o crescimento, a pergunta básica é: minha empresa está preparada para atender à demanda que eu julgo ideal? A partir disso, descubra todos os elos fracos e planeje com cuidado as mudanças necessárias.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *