Já planejou o seu marketing digital para 2017?

Já planejou o seu marketing digital para 2017?

O marketing ainda é a estratégia mais utilizada para promover e divulgar produtos e serviços. O método se baseia em estudar alguns aspectos que indiquem os gostos dos consumidores, para assim, oferecer um conteúdo que o agrade e que lhe dê vontade de consumir.

O marketing convencional já vem sendo utilizado há muito tempo pela maioria das empresas e comércio, através de panfletagem, cartazes, faixas e outdoors. No entanto, com o surgimento das novas tecnologias e dos novos meios de comunicação, o marketing também se transformou, se adaptando aos novos meios, dando origem então, ao marketing digital.

O marketing digital se refere a todas as estratégias de marketing que são realizadas nas plataformas online, ou seja, na internet.

O marketing digital também é uma ótima ferramenta não só para se divulgar serviços e produtos, mas principalmente, por estabelecer uma relação entre a empresa e o seu público. Isso porque, antes, com o marketing convencional, era muito difícil, e quase impossível, conseguir perceber a recepção dos conteúdos. Quando um folheto era entregue, isso ainda não era garantia de que ele seria lido, contando com as grandes chances de o indivíduo jogar o anúncio na próxima lixeira que ele visse pela frente. Já no espaço online, por mais que o internauta não demonstre interesse, ele acaba lendo o que é apresentado.

O marketing digital está crescendo a cada dia e promete conquistar ainda mais espaço em 2017. E você? Já elaborou a sua estratégia de marketing digital para o ano que vem? Veja algumas dicas de como elaborar o seu plano de marketing de 2017 sem errar!

  1. Avalie os resultados – o primeiro passo para se elaborar um plano, é avaliar o que deu certo e o que deu errado no ano que passou. É claro que o que deu certo, você pode apostar e usar novamente. No entanto, o que não deu tão certo assim, precisa ser revisto e aplicado de outra forma. É nessa hora que você tem que avaliar também os valores que investiu, e se programar para os gastos do próximo ano. Se a sua empresa ainda não tem uma estratégia de marketing para avaliar os resultados, você pode se inspirar em exemplos de sucesso.
  2. Analisar o segmento em que a sua empresa atua – o padrão de consumo tem variado de tempos em tempos. Por isso, ao final do ano, vale a pena reavaliar o cenário no qual sua empresa está inserida, ver o que continua sendo tendência e o que já está ultrapassado. Analisar o comportamento dos clientes é fundamental.
  3. Analisar os concorrentes – você também precisa estar atento às ações das empresas concorrentes, saber o que elas estão fazendo e quais estratégias estão utilizando. Esse é um bom momento de verificar o que está dando certo na concorrência e saber aplicar novas estratégias para o seu planejamento.
  4. Estabelecer objetivos – todas as ações de marketing precisam ser executadas a partir de objetivos iniciais. Sem esses objetivos traçados, qualquer ação é inválida, pois não tem um ponto certo de chegada. Estabelecer metas de alcance de público ou de visitações em seu blog, por exemplo, é um passo extremamente importante.
  5. Estabelecer a persona da sua empresa – antes de iniciar uma estratégia de marketing, você precisa criar um perfil, o qual será utilizado em todo o processo. É primordial que esse perfil seja mantido, uma vez que o público se sentirá mais à vontade e mais familiar, com o passar do tempo. Uma empresa que se colocar de diferentes formas, acaba gerando uma confusão e até mesmo certa falta de confiança.
  6. Escolher as melhores estratégias de marketing digital – existem diversas ferramentas que são utilizadas no marketing digital, como: SEO, redes sociais, marketing de conteúdo, links patrocinados e e-mails marketing. Cabe a você estudar e escolher qual a melhor estratégia para a sua empresa, tendo em vista sempre os seus objetivos e, principalmente, o seu público.
  7. Elaborar o plano de marketing digital – depois de escolher as melhores estratégias, você deve colocá-las no papel, elaborando o seu planejamento para o ano seguinte. Nesse planejamento, você precisa colocar quais as estratégias serão utilizadas e todos os caminhos que precisam ser percorridos para que essas estratégias sejam colocadas em prática. Cabe aqui também elaborar um cronograma para organizar todas as ações e estipular prazos de cumprimento de tarefas.

Feito isso, é só colocar a mão na massa! É fundamental que assim como você, toda a sua equipe tenha conhecimento do novo plano, para que juntos, possam buscar pelos mesmos objetivos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *