Como vender mais com a sazonalidade dos seus produtos?

Como vender mais com a sazonalidade dos seus produtos?

Venda é o motor de qualquer tipo de negócio. Seja qual for a atividade econômica, sendo o lucro o objetivo central, vender bem é essencial para a sobrevivência dos empreendimentos. E nenhuma empresa está livre dos altos e baixos da economia. Mudanças na política econômica são refletidas imediatamente nos resultados de vendas.

Não é à toa que falamos tanto sobre estratégias de marketing, esforço de vendas, promoção de vendas e tantas outras ações para manter o ritmo dos negócios, principalmente em momentos de crise econômica. É fundamental utilizar diversas táticas de marketing para potencializar as vendas e garantir o faturamento positivo, todo mês, nas épocas mais difíceis. No entanto, existe outro fator que pode afetar os negócios, independentemente de crise econômica. Estamos falando de sazonalidade.

Qual o efeito da sazonalidade nos negócios?

A sazonalidade é aquele período do ano em que ocorre uma retração no volume de vendas em função de determinados fatores. Por exemplo, no inverno, a venda de sorvetes é menor em comparação com os meses mais quentes do ano. A sazonalidade, portanto, influencia as vendas desse tipo de empresa. A fabricação de produtos à base de chocolate aumenta no segundo bimestre do ano em função da Páscoa. Uma loja de moda praia vende muito mais na primavera e verão, quando as pessoas frequentam mais o litoral e os clubes com piscina.

No mês das crianças, em outubro e no natal, a venda de brinquedos é maior em relação aos demais períodos do ano. Estes são apenas alguns exemplos da sazonalidade nos negócios. São os momentos em que ocorrem oscilações nas vendas. Por isso, quando o empreendedor elabora o plano de negócios deve levar em conta a sazonalidade. Assim, estará mais preparado para enfrentar esta fase, sem prejuízos.

A sazonalidade é ruim para os negócios?

Sim, mas para empresas que não se preparam com antecedência para enfrentá-la. Empresas que investem em estratégias de marketing sazonal conseguem superar este período sem maiores dificuldades. Encaram a sazonalidade sem desespero porque possuem táticas específicas para impulsionar as vendas. Sazonalidade não paralisa os negócios, apenas altera o movimento natural por um tempo determinado. Qual o segredo? Planejamento e estratégia de marketing sazonal.

Como enfrentar a sazonalidade nos negócios

Negócios sujeitos à sazonalidade têm que planejar ações específicas para blindar as vendas contra os efeitos dessas oscilações. Mas isso não se faz em cima da hora, não é mesmo? O planejamento anual de marketing tem que prever as ações que serão realizadas para superar a sazonalidade nas vendas. Ajustes podem ser feitos ao longo do caminho, mas o roteiro básico tem que estar preparado meses antes. É preciso definir metas e objetivos do planejamento de marketing sazonal e o cronograma de ações.

  • Análise de mercado – Em primeiro lugar, é importante trabalhar com informações sobre o mercado alvo. Portanto, avalie o portfólio da empresa, perfil do público, concorrência, tendências de consumo, oportunidades e ameaças ao negócio.
  • Planejamento – Definiu o nicho de mercado a ser explorado na sazonalidade? Então, concentre-se no planejamento. Estabeleça os objetivos do marketing sazonal e os custos dessa campanha. Esta etapa é importantíssima porque envolve fornecedores, mudanças em processos, treinamentos, entre outras medidas.
  • Estratégia – Estipule no plano de marketing sazonal as ações táticas e operacionais para concretizá-lo. É fundamental definir tudo o que será feito no período sazonal, sem improvisos.
  • Cronograma – O tempo é curto, mas é possível aproveitá-lo com eficiência e organização. Estabeleça o cronograma de ações para colocar em prática a estratégia de marketing sazonal, pois muitas providências têm que ser tomadas meses antes.
  • Diferencial – Conhecer o perfil do público é fundamental para definir o diferencial do negócio na sazonalidade. Campanhas criativas, que provocam emoções, e experiências positivas, atraem o público ao ponto de venda.
  • Marketing digital – A internet é uma forte aliada dos negócios. Estratégias de marketing digital, ao longo do ano, são fundamentais para estabelecer vínculos e consolidar a presença da marca na mente do público-alvo. No período de sazonalidade, surpreenda o público com novidades que agucem os sentidos, o desejo de experimentar um produto ou serviço.

Com planejamento e marketing sazonal é possível obter resultados positivos de vendas. A lucratividade do negócio pode não superar os indicadores do restante do ano, mas certamente manterá as contas da empresa no azul. Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Páscoa e Natal, por exemplo, não servem para a promoção de vendas? Por que não aproveitar a sazonalidade a favor dos negócios?

Gostou dessas dicas? Compartilhe e leia outros artigos no blog!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *