Estratégias de Inbound Marketing: como identificar se seu negócio está pronto?

Estratégias de Inbound Marketing: como identificar se seu negócio está pronto?

Se o marketing da sua empresa promove sempre as mesmas ações, não propõe novas estratégias e mesmo não trazendo resultados, continua trabalhando no piloto automático, tem algo muito errado aí e que precisa ser mudado o quanto antes para que vocês não percam clientes. Novas estratégias de marketing digital estão surgindo para ajudar no aumento de conversão de vendas. E que tal saber um pouco mais sobre o assunto para investir em melhorias? Você já ouviu falar em inbound marketing?

Inbound marketing pode ser considerado uma nova forma de fazer marketing digital. A estratégia é baseada em quatro pilares: atrair, converter, relacionar e analisar. Focado na criação de conteúdo qualificado que caminha em paralelo com os interesses do seu público-alvo, estas ações permite que naturalmente sua empresa atraia tráfego que pode ser convertido em leads qualificados, clientes e promotores da sua marca.

Entenda o processo de Inbound Marketing:

Atrair – Você não precisa que qualquer pessoa acesse seu site, você precisa de um tráfego certeiro, pessoas que realmente se interessam por seus produtos e que podem se tornar possíveis clientes. Você precisa identificar as personas, ou seja, os perfis de clientes que você quer fidelizar. Quais são suas metas, desafios, dores e etc.

Colocando em prática: tudo começa com um conteúdo estratégico. O blog é o método mais simples e fácil para iniciar essa ação e levar visitantes para o seu site; utilize também a técnica de SEO, para garantir que sua página apareça em destaque quando eles procurarem; dê o seu melhor na hora de criar as páginas do seu site e garanta um bom funcionamento dele; publique estrategicamente os conteúdos nas mídias digitais.

Converter – Agora que você já atraiu possíveis compradores para seu site é preciso convertê-los em leads qualificados, reunindo suas informações de cadastros para que você possa oferecer seus produtos a ele. Para garantir que esse consumidor lhe conceda seus dados, ofereça algo em troca como conteúdo relevante, e-books e etc.

Colocando em prática: existem algumas ferramentas que podem converter visitantes em leads, são elas: formulários simples, com as principais informações de contato; Call-to-actions; Landing Pages que levam clientes que clicaram em links para realizar compras, para páginas de finalização de pedido; contatos por meio de e-mails, redes sociais e etc.

Relacionar – Agora você precisa se aproximar do seu cliente para que ele entenda que você pode sim resolver os problemas dele.

Colocando em prática: algumas ferramentas podem te ajudar a não errar neste momento, são elas: CRM; relatórios de fechamento; automação de marketing; e-mail.

Analisar – Quando se usa o Inbound o cliente deve ser bem tratado, mesmo após realizar a compra. Tanto para saber se o produto atendeu suas expectativas quanto para garantir que ele voltará a consumir os produtos da sua empresa.

Colocando em prática: as ferramentas mais comuns são: surveys, por meio de pesquisas de satisfação; conteúdos inteligentes que ajudem o cliente a esclarecer suas dúvidas ou alcançar seus objetivos; monitoramento identificando os comentários, dúvidas e sugestões de seus clientes e a partir daí criar conteúdos relevantes para eles.

Agora que você já sabe o que é, como saber se as estratégias de Inbound Marketing vão funcionar no seu negócio?

  • Se você sente que sua empresa precisa por um fim nas ações que não dão mais resultado, é preciso tentar algo novo. No mundo virtual as coisas acontecem muito rápido, talvez as táticas que sua empresa usava há cinco anos já não servem mais. Seus clientes querem saber sobre você e usam a internet para isso, lembre-se que eles precisam te encontrar e você precisa saber o que vai fazer para ajudá-los a partir de então.
  • A maioria das empresas não utilizam estratégias assertivas, faça diferente. Tenha uma visão minuciosa dos seus clientes. Crie uma persona, depois disso você estará definitivamente pronto para criar conteúdos para ela e trazê-la para o funil de vendas.
  • Vale ressaltar que o Inbound Marketing é focado no consumidor, ou seja, todas as ações propostas pelo marketing de conteúdo terão foco com base nos estudos realizado em cima de seu público-alvo. Você precisa entender o quanto esse aspecto é importante.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *