Como usar o Google Meu Negócio, e aumentar minha visibilidade

O Google está sempre desenvolvendo novas ferramentas e funcionalidades que são uma verdadeira mão na roda para empresários de todos os tamanhos.

Mas uma delas tem ganhado uma atenção ainda mais especial: o Google Meu Negócio. Totalmente gratuita, a ferramenta permite que você coloque seu estabelecimento comercial e ganhe muito mais visibilidade em sua área de atuação.

Quer saber como? Acompanhe a seguir, pois vamos explicar, em detalhes, como tudo funciona e como tirar o máximo de proveito.

Como o Google Meu Negócio funciona?

Lançado em 2004, o principal objetivo da criação da ferramenta, era garantir mais visibilidade para negócios de todos os tamanhos, tanto virtuais quanto físicos. E isso realmente é conquistado com tranquilidade e praticidade.

Diferente do que já acontece, o Google Meu Negócio possibilita ao empresário, incluir o máximo de informações possíveis a respeito de sua empresa, endereço completo, ramo de atuação, telefone e outras formas de contato.

O melhor: ele é totalmente integrado ao Google Maps. Ou seja, imagine que seu cliente está passando pelas ruas próximas ao seu estabelecimento e está buscando exatamente o que você vende. Ao procurar diretamente no mapa, ele vai encontrar você, com todas as informações possíveis, facilitando o acesso.

Podemos dizer que o Google Meu Negócio é uma forma bastante inteligente de fazer Inbound Marketing, que é a união de estratégias e ações que tem buscam atrair os clientes sem que seja necessário investir em publicidade.

Afinal, o Google Meu Negócio não é uma forma de anúncio. Mas sim, a colocação da sua empresa e da sua marca no mapa de localização dos seus clientes atuais e futuros na hora em que eles estiverem mais precisando das soluções que você oferece. Resumindo, é tudo que qualquer negócio sempre desejou e de forma gratuita.

Que tipo de informações posso colocar no Google Meu Negócio?

Quanto mais completo for o seu cadastro, melhor será para seu negócio. Coloque o endereço completo, a descrição da área de atuação, o web site e não deixe de incluir uma foto do espaço.

Segundo dados publicados pelo próprio Google, empresas que colocam imagens conseguem aumentar o interesse em até 42% dos que não o fazem. Não se esqueça também de incluir o horário de atendimento para facilitar que o cliente saiba quando pode encontrar você.

Não se esqueça de atualizar estes dados, sempre que houver uma mudança! Caso contrário poderá causar uma péssima experiência no cliente e isso não é o que você deseja, não é mesmo?

Além de parecer no Mapa, quais outras vantagens posso conquistar com o Google Meu Negócio?

Além de estar presente na hora que seu cliente estiver procurando, você ainda poderá aprender como as buscas funcionam e melhorar sua comunicação com o mercado.

Afinal, dentro da ferramenta, você descobre quais foram as palavras-chave utilizadas para encontrar você e onde eles estão.

Também conseguirá acompanhar de perto o desempenho da sua empresa na ferramenta e deve ser melhorado. Vai poder visualizar informações como quantas pessoas utilizaram o Google Meu Negócio para entrar no seu site, telefonar para sua empresa e muito mais.

Para quem o Google Meu Negócio se destina?

O Google Meu negócio pode ser utilizado por empresas de todas as áreas de atuação e tamanhos. Os negócios locais e pequenos podem ser altamente beneficiados já que conseguem aparecer de igual para a igual com redes bem maiores, sem precisar gastar nada.

Mas as lojas virtuais e empresas de médio e grande porte também podem conquistar excelentes resultados, já que podem ser encontrados mais facilmente por qualquer tipo de cliente.

Como se cadastrar na ferramenta?

Agora que você já sabe o quanto o Google Meu Negócio pode fazer pela sua empresa, chegou a hora de aprender como se cadastrar. Como tudo que é oferecido pelo Google, o cadastro é fácil, intuitivo e pode ser realizado de forma prática e rápida.

  1. Acesse o site: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ e clique em “Comece agora”.
  1. Preencha o formulário de cadastro, incluindo o máximo de informações possível. Quanto mais você colocar, melhor será para a visibilidade do seu negócio.
  1. Confirme que é o responsável pelo negócio, incluindo um número de telefone. O Google enviará um SMS com um código para que você confirme e pronto! Seu perfil está criado e pronto para ser encontrado pelo seu público-alvo.

Lembre-se de manter tudo sempre atualizado, principalmente endereço, número de telefone e web site. Depois é só aproveitar e fazer ainda mais vendas!

Bons negócios!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *