Garanto que você não sabe o que é Growth Hacking

Garanto que você não sabe o que é Growth Hacking

Sim, você já deve até ter ouvido falar nesse termo, mas nem deve saber o que é. E geralmente, quando se ouve falar de algo que a gente não conhece pode bater certo receio. Mas não se preocupe, o Growth Hacking não se parece com um monstro ou uma assombração. Na verdade, se trata de algo tão inovador e potente dentre outras estratégias no marketing digital. Mas antes de tudo, é preciso conhecê-lo e saber como funciona.

Growth Hacking: um conceito aos curiosos

Se você possui uma startup ou ainda quer começar a investir em empreendedorismo, saiba que o Growth Hacking é estratégia perfeita. Trata-se numa tática baseada em experimentações. Situações ou oportunidades no qual se aproveita para criar e executar estratégias que visem o crescimento da empresa.

Meio difícil de compreender ainda? Calma, vamos pelo significado da expressão. “Growth” quer dizer “crescimento” e “hacking” significa “atalho”. Acho que aí já dá pra ter uma noção de como ele funciona. O Growth Hacking não é um estilo de marketing, porém é um tipo mais rápido, direto e criativo de se impulsionar a empresa.

Mas aí você pode se perguntar: “Tá, mas crescer em quê”? Depende da perspectiva. Por exemplo, se seu pensamento é aumentar o número de leads, use growth hacking. Se quiser aumentar a visibilidade da marca, use growth hacking. Se desejar crescer em número de vendas e se firmar no mercado, use growth hacking. Se quiser se tornar uma das maiores empresas do mundo, use growth hacking!

Growth Hacking VS Marketing: qual o melhor?

Os dois são inseparáveis e nem um substitui o outro. Porém, os dois possuem particularidades. Se o marketing tradicional utiliza métodos para atender uma gama de objetivos que a empresa quer atingir, o Growth Hacking só pensa em uma coisa: CRESCIMENTO, e nada mais. Por meio de gatilhos rápidos, o Growth Hacking faz uso de metodologia de experimentos, análise de processos comerciais, tecnologias (especialmente as digitais) e outra série de artefatos que influenciam numa experiência mais satisfatória e compensadora ao consumidor.

Mas é claro, é indispensável que o profissional também tenha conhecimento prático e básico do marketing e de como aperfeiçoá-lo. Mais do que isso, ele analisa o marketing como um todo e procura oportunidades que podem comprovar a experimentação e desenvolver crescimento por meio dessas brechas. Se um hacker encontra falhas num sistema, o growth hacking procura acertos.

Agora que já sei o que é, como eu pratico?

Ok, agora que já temos conhecimento do termo, vamos à prática. Talvez não seja tão diferente do método que você aplica na sua start-up (caso já tenha uma), mas é necessário direcioná-lo a um só objetivo: CRESCIMENTO. Lembre-se disso!

  1. Construa ideias: brainstorming é primordial! Pense, elabore, construa, planeje ideias. Busque referências no mercado de empresas que possam ser implantadas na sua a fim de alavancar as métricas do seu estabelecimento. Fóruns no Linkedin e conversar com profissionais de benchmarketing são fontes valorosas. Selecione as melhores e passe para próxima etapa.
  2. Crie hipóteses: nessas horas, você é um pesquisador. Tá na hora de estudar se a ideia pode ser um sucesso ou um fracasso. Fazendo uma modelagem de experimentação, realize estatísticas para clarear a mente e perceber se a ideia pensada é realmente boa. Pense no que será usado para praticá-la: ferramentas, equipes, monitoramento, tudo. Mas lembre-se: o growth hacking é uma tática que visa de modo mais rápido o crescimento.
  3. Comprove e analise: ponha as hipóteses em ação. Testes A/B são um auxílio poderoso. Trabalhe seus experimentos em suas amostras, monitore-as e analise seus resultados. Se o experimento estiver dando errado, não tenha medo de pará-lo. Taxas de conversão, ferramentas em movimento, pessoas envolvidas, todos esses aspectos precisam ser vistos e analisados.

É essencial pôr em mente que o profissional que executa o growth hacking precisa ser criativo. Use Adwords, SEO, distribuições de informações, aquisições virais, tudo pode se tornar uma arma poderosa para atingir CRESCIMENTO. A criatividade precisa partir do profissional ou então da equipe. Não tenha medo de fazer essa intersecção dessa grande tática ao marketing de sua empresa. Fazendo-o da maneira correta, o crescimento da empresa e a satisfação do consumidor sempre estarão lado a lado. É só começar!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *