Você sabe como está o seu funil de vendas? Saiba como ele pode impactar sua empresa.

Você sabe como está o seu funil de vendas? Saiba como ele pode impactar sua empresa.

Toda empresa com um departamento comercial precisa entender o seu funil de vendas. Ele é umas das ferramentas mais importantes para que a equipe comercial consiga acompanhar a jornada de compra dos clientes, ou seja, o seu envolvimento com a marca. Esse envolvimento vai desde o conhecimento de um produto ou serviço necessário para a pessoa, até o pós venda, que é tão importante quanto os outros estágios do funil.

Utilizando um funil de vendas é possível focar e aumentar as vendas, agregando mais benefícios durante a relação do consumidor com a empresa. O funil faz com que o cliente se engaje com a marca, transformando-o em um embaixador no pós venda, uma pessoa que vai divulgar seus produtos e serviços para amigos e conhecidos, pessoas que também se tornarão clientes. Pessoas confiam em pessoas mais do que confiam em propagandas, por isso o pós-venda é tão importante, para criar laços com clientes que farão uma divulgação sincera da sua empresa.

Conheça mais o funil de vendas, e veja como utilizar essa ferramenta para melhorar suas vendas.

Quais são as etapas do funil?

Para conseguir realizar um acompanhamento assertivo do cliente durante todo o seu processo de compra o funil é dividido em etapas. Cada etapa existe para guiar o consumidor até a próxima. Para conseguir que esse avanço aconteça é preciso ter estratégias desenhadas e uma equipe preparada para trabalhar o funil da melhor maneira possível. As etapas do funil são: topo, meio e fundo.

Topo

O topo do funil serve para trabalhar a prospecção de novos clientes. Nesse momento a empresa precisa oferecer conteúdos de atração para esses consumidores, conteúdos que mostrem alguma dor a ele, uma dor que seu produto ou serviço consegue sanar. É importante lembrar que conteúdos de atração não podem vender explicitamente. Aqui é preciso trazer assuntos mais abrangentes, que façam com que o cliente caminhe no funil. No topo, ele ainda não está pronto para a compra, e para não perder esse potencial cliente é preciso fazê-lo caminhar até o fundo do funil.

Meio

Depois do topo temos o meio do funil, nesse momento é preciso entregar um material mais aprofundado para o consumidor. Aqui temos que lembrar que esse prospect já passou pelo topo, já se interessou pela sua solução e precisa entender mais a fundo como a sua empresa pode ajudá-lo. Para conseguir informações mais detalhadas desses clientes é bacana disponibilizar materiais mais robustos como e-books, para que seja possível aproximar o consumidor da marca de uma maneira natural. 

Fundo

Quando o consumidor chega ao fundo do funil é hora de estimular a decisão de compra. Aqui é possível utilizar um conteúdo mais direto, com um tom mais comercial e persuasivo. Quem chega até o fundo do funil já está qualificado para realizar a compra. Focar em materiais mais explicativos como vídeos e demonstrações nessa etapa é fundamental para cativar a audiência e fazer com que além de fechar negócio, ele traga mais pessoas para esse funil.

Mas, de fato, quais são os maiores objetivos de se trabalhar com funil de vendas?

Prospecção – encontrar clientes potenciais;

Qualificação – a partir dos prospects, identificar as necessidades e oferecer conteúdos que atinjam esse público e esse perfil de cliente;

Demonstração – apresentação do produto ou serviço, sempre mostrando os benefícios que eles podem trazer para o cliente;

Nutrição – nutrir os clientes com conteúdos ricos para que, na hora da decisão, o cliente se lembre da sua empresa;

Negociação – depois que o cliente foi influenciado pela sua equipe comercial, ele já está envolvido com sua marca e procurando os benefícios dos seus produtos. Negocie sempre, sem prejudicar sua empresa;

Fechamento – aqui é o momento de ser transparente, definir cláusulas de contrato, forma de pagamento, e outros pontos importantes;

Pós-venda – o acompanhamento do cliente depois da venda é muito importante. Ele já escolheu sua empresa, por isso é fácil oferecer outros serviços adicionais a ele, assistência técnica, upselling, entre outras. É aqui que você transforma um cliente em um embaixador da marca.

Com uma boa utilização do funil de vendas, é possível pensar em diferentes estratégias de atração e retenção de clientes, sempre seguindo as etapas do funil de vendas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *