SEO OnPage: como otimizar sua loja virtual para gerar mais tráfego

Saiba como otimizar o SEO OnPage da sua loja virtual

Otimização onPage resume-se em considerar alguns aspectos de maior importância dentro da sua loja virtual para que ela apareça em uma boa posição nos sites de busca. Algumas técnicas de SEO quando planejadas e aplicadas estrategicamente podem ajudar a gerar um alto número de tráfego e consequentemente aumentar sua conversão de vendas.

O SEO de conversão é o segredo para melhorar a assertividade com seu público-alvo, mas para isso ser colocado em prática é preciso se preocupar com alguns pontos como a estrutura, layout e o conteúdo do seu site, focado em algumas estratégias do inbound commerce:

  • Opinião dos seus clientes: se seu e-commerce não possui uma área para que os clientes relatem a experiência que tiveram com seu produto/serviço, seja ela positiva ou negativa você pode estar perdendo vendas. A opinião dos seus clientes permitirá que no futuro você ofereça soluções mais completas e com menos chances de erro.
  • Destaque para os produtos: como sempre falamos, o jeito de comprar do consumidor moderno mudou e os usuários da internet estão cada vez mais exigentes, sendo assim, quanto mais informações e explicações você der sobre o seu produto, mais chance você terá de vendê-lo. Os vídeos descritivos são ótimos meios de convencer o consumidor de que ele precisa de você. Preocupe-se em fazer uma seleção das melhores imagens que você tem de cada produto e apresenta mais de uma opção para o consumidor.
  • Perguntas e respostas: criar um ambiente com perguntas e respostas frequentes em sua página ajudará os consumidores a esclarecerem suas principais dúvidas sem precisar esperar que algum representante as esclareça.
  • Redes sociais: divulgue suas redes sociais em seu site. Posicione os botões de maneira estratégica, a vista, de forma que o usuário não precise procurá-lo. Assim o compartilhamento do seu conteúdo acontecerá de maneira orgânica.
  • Opções de busca: com a ajuda do Google Analytics identifique como é feita a busca dos seus clientes potenciais e quais são as keywords que eles procuram. A partir daí crie sua própria estratégia de palavras-chave.
  • Call to action em destaque: de nada vai adiantar a otimização da sua loja virtual caso o botão “comprar” não esteja bem localizado. Deixe-o em destaque de maneira visível e induza o usuário à compra.
  • Segurança: se o cliente não se sentir seguro na sua loja virtual ela não vai realizar a compra e isso é um fato. Elimine esse problema mostrando para ele que seu site é seguro e que todas as transações realizadas em sua página possuem certificados de segurança garantidos pela empresa.
  • Breadcrumbs: eles possuem duas funções básicas que consiste em reduzir algumas etapas dentro do site, agilizando o acesso ao conteúdo procurado, além de localizar o consumidor dentro do seu site, como se fosse um mapa.
  • Título: quando falamos em SEO para e-commerce o título é um dos elementos chave. Escreva precisamente o tema de cada página e lembre-se que as primeiras palavras tem mais relevância que as últimas. Vale ressaltar que quanto menos palavras você usar, maior será a importância delas, é recomendado utilizar no máximo 63 caracteres para o título.
  • Meta Descripition: ele aparece na página de resultados com intuito de mostrar para os usuários o que sua página aborda. Sendo assim, utilize as principais palavras-chave dentro do seu nicho de atuação e crie um texto atrativo.
  • URL: é primordial que sua URL seja descritiva e que contenha a palavra-chave desejada.
  • Headings: são os substitutos de uma página. Eles são definidos por códigos que vão entre H1 e H6. Ter a palavra-chave buscada dentro desses subtítulos também ajuda no rankeamento do Google.
  • Qualidade dos visitantes: isso significa ter em seu site pessoas que estão buscando exatamente aquilo que você oferece. Usar expressões que identifiquem o que você vende se, por exemplo, sua empresa for uma loja de camisetas de time, você pode utilizar frases como: “camisetas de times”, “camisetas de times de futebol” e etc. Expressões específicas funcionam melhor do que as superficiais.
  • Textos simples: o conteúdo do seu site deve ser estrategicamente pensado para atender as necessidades do seu público-alvo. Site as palavras-chave em seu conteúdo, mas de maneira coerente, pois o abuso do uso da mesma palavra várias vezes não é uma prática aprovada pelo Google.
  • Busca orgânica: constantemente será preciso analisar o tráfego do seu site para saber quais termos trouxeram mais leads de qualidade. Crie estratégias utilizando as expressões-chave que funcionam em seu site, por exemplo, se algum produto/serviço não tem muita saída, adicione novos produtos da mesma categoria em destaque para atrair usuários e utilize palavras-chave no motor de busca para todos esses produtos.
  • Busca paga: invista em palavras-chave que proporcionem alta qualidade e elimine os gastos com expressões gerais que possuem baixa conversão. Identificar a melhor estratégia de palavras-chave para otimização da sua loja virtual pode parecer uma tarefa difícil no início, mas depois será muito mais fácil realizar a manutenção e aumentar a taxa de conversão utilizando métodos de SEO.
  • Detalhes da empresa: deixe em evidência os telefones para contato, endereço e etc.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *