Layout para e-commerce: pode aumentar a taxa de conversão?

Layout para e-commerce: pode aumentar a taxa de conversão?

Saiba como melhorar o layout para e-commerce e aumentar a taxa de conversão de vendas.

Aparência não é tudo na vida, mas quando falamos de loja virtual ela tem grande importância sim! Para que seu e-commerce possa convencer os consumidores a comprar algum produto é preciso passar credibilidade e confiança. A maior parte dos casos em que os carrinhos são abandonados no meio do processo se dá por conta da desorganização do layout, usabilidade ou insegurança.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Experian a taxa média de conversão, no Brasil, é de apenas 1,65%. Mas, algumas medidas podem mudar este número garantindo o aumento da conversão de vendas e uma delas é o design do e-commerce que pode ser considerado tão importante quanto à qualidade dos produtos que você está comercializando.

Antes de tudo, para garantir um bom design para sua loja virtual é preciso entender a diferença entre UI Design e UX Design, ambos são fundamentais para um bom layout do seu site. O UI Design, User Interface Design, simplificando a explicação é o “desenho do site”, o mockup, que tem como função promover a interação entre o site e o usuário por meio de botões, menus, fontes, cores e toda harmonia visual. Já o UX Design tem como foco pensar no sistema de forma holística. É baseado na sincronização dos elementos que proporcionam a experiência dos usuários perante cada produto, influenciando suas percepções e comportamentos.

Confira algumas dicas simples que podem tornar seu e-commerce mais bonito, vendável, além de facilitar a navegação dos usuários:

  • Opte por um design clean para o seu e-commerce, menos é sempre mais. O cliente quer visualizar o produto da maneira mais simples possível, sem muitos cliques e animações. O foco dele é realizar a compra.
  • A barra de busca é um item fundamental para sua loja virtual. Deixe-a em destaque e utilize categorias para facilitar a compra do seu cliente.
  • Seu layout precisa se destacar dos demais, para ser lembrado de alguma forma. Mas, sua marca tem as características dela, cores, fonte, logo, fotos e qualquer material conceito devem permanecer mesmo diante as inovações. Seus clientes precisam bater o olho e reconhecer a marca.
  • A compra realizada pela internet ainda assim passa menos confiança para os clientes, então é preciso passar segurança a eles. Por exemplos, existem selos que oficializam que sua loja está pronta para receber pagamentos por meio de cartões de crédito, débito e transações bancárias, providencie.
  • A imagem dos produtos também precisa estar em boa qualidade, tamanho adequado e bem tiradas, isso garante que o cliente consiga visualizar o produto e se sentir atraído por ele, evitando que busque o mesmo em outros sites.

 Lembre-se que: quando se trata de e-commerce, a aparência pode fazer toda a diferença na decisão da compra!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *