Saiba por que o design da sua loja virtual precisa se adequar as práticas de mobile

Saiba por que o design da sua loja virtual precisa se adequar as práticas de mobile

Sua loja virtual está adequada as práticas de mobile? Se a resposta for não, você está perdendo clientes

Hoje em dia é difícil encontrar quem não tem um smartphone ou tablete, por isso o uso da internet móvel cresceu consideravelmente no Brasil. Este cenário contribuiu para que mais de 50% das buscas em lojas virtuais fossem realizadas por aparelhos celulares. Sendo assim, torna-se imprescindível criar uma loja virtual com design responsivo, ou seja, um site codificado para se adaptar a qualquer tamanho de tela.

De acordo com as pesquisas realizadas pela Pagtel, empresa de pagamentos móveis, e pela Mobi.life, especializada em dispositivos móveis, o principal motivo para optar por uma compra mobile é a praticidade e segurança, já que se comparado ao computador, que geralmente é compartilhado, o celular é de uso pessoal e intransferível. Além disso, o consumidor acessa o aplicativo desenvolvido pela empresa que ele escolheu, diminuindo os riscos de seus dados serem hackeados no meio do caminho da compra.

Entre as pessoas que possuem um celular compatível ou um tablet, cerca de 70% realizam compras com seus aparelhos. E nós podemos garantir que a última coisa que elas quererem é passar nervoso para adquirir um produto/serviço. Se algo atrapalhá-la durante a compra, certamente ela vai desistir e procurar no seu concorrente.

O jeito de comprar do consumidor moderno mudou e sua empresa precisa seguir a tendência de compras online para caminhar junto com ele. Se você não sabe por onde começar, que tal saber se seu site ou blog é ou não Mobile-Friendly (sites amigáveis para dispositivos móveis)? O Google lançou uma TAG chamada “Mobile-Friendly”, ela aparece embaixo da URL, quando o usuário faz uma pesquisa. Para verificar se seu site tem essa TAG, pegue um telefone celular e faça o teste. Outro modo de verificar se seu site está otimizado é acessando a ferramenta  Mobile-Friendly Test do Google, por lá é só inscrever o seu site e aguardar o resultado.

Se você ainda não está convencido, aqui vão algumas razões inegáveis para contratar já uma agência de design especializada para criar um site responsivo:

  1. O uso de dispositivos móveis é uma realidade: no ano passado, mais da metade das buscas no Google foram realizadas por meio de dispositivos móveis. Além disso, mais de 60% dos usuários têm uma impressão positiva das marcas quando elas oferecem uma boa experiência aparelhos móveis.
  2. Experiência positiva aos usuários: se o usuário tiver algum problema ao acessar seu site em um dispositivo móvel ou não encontrar um produto, dificilmente ele vai voltar a aparecer por lá. Ou seja, é preciso recebê-lo da melhor maneira possível, com uma navegação simples, rápida e fácil.
  3. Inbound marketing traz visitas móveis: se você está apostando nas técnicas de inbound marketing, como a produção de conteúdo, é preciso que sua marca esteja com todos os meios de comunicação alinhados. Se você compartilha link de conteúdos nas redes sociais, blogs e etc. e não tem um site Mobile-Friendly certamente você terá uma baixa taxa de conversão.
  4. Importante critério para SEO: o Google utiliza a otimização para dispositivos móveis como um dos critérios para avaliar os sites em seu ranking. Isso quer dizer que, se seu site é responsivo ele estará mais bem colocado nos sites de busca.
  5. Rapidez e agilidade: o ideal é que ao abrir seu site em um dispositivo móvel ele demore apenas dois segundos para ser carregado, caso contrário o usuário pode desistir da navegação. Quando um site é responsivo ele abre muito mais rápido e dificilmente vai travar o celular do consumidor.
  6. Sites responsivos são adaptáveis: o mais interessante dessa tendência é que o design é feito para se adaptar ao tamanho da tela, isso significa que ele será aberto adequadamente independente do aparelho que o consumidor esteja utilizando.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *