O que é copyright?

O Copyright© é um direito autoral que o autor de uma obra, como um livro, um DVD ou CD, entre outros produtos da indústria cultural, possui. Com o Copyright, o autor tem direito a, por exemplo, receber sobre os lucros na venda de seu produto, bem como tem direito a processar os indivíduos que fazem cópias falsificadas ou plágio do seu produto, entre outras ocorrências.

Para ter direito aos benefícios da lei que protege os direitos autorais, é preciso registrar a obra, que pode ser um filme, uma canção, um vídeo, um documentário ou qualquer outro produto criativo. Desde que registrada, a obra não pode ser de maneira alguma utilizada por outros sem a permissão do autor.

Para que serve o Copyright?

Com todos os seus direitos protegidos pela lei, os autores de textos, filmes e roteiros, entre outros, contam com um suporte que garante os seus ganhos e que garante que as outras pessoas não possam copiar o seu conteúdo sem autorização. É isso que possibilita que muitos artistas possam viver de suas obras e obter os seus ganhos materiais com isso.

No entanto, o Copyright é algo que também garante às empresas, por exemplo, ter total exclusividade em relação ao que é desenvolvido por ela. O Copyright, sendo assim, permite que uma empresa possa se diferenciar das outras, produzindo conteúdo exclusivo, que não pode ser copiado pelos concorrentes.

Como o Copyright agregar para uma empresa?

Uma empresa que, por exemplo, publica textos em seu blog para atrair os consumidores, é um tipo de empresa à qual o Copyright vai agregar. Ao produzir conteúdos exclusivos, criativos e originais, e registrando-os da devida maneira, a empresa impede que os concorrentes possam utilizá-lo sem a devida autorização.

Na internet, é bastante comum encontrar cópias de textos, fotos e conteúdos em diversos tipos de site. Com o Copyright, o autor impede que o seu conteúdo possa ser copiado pelos outros sites sem permissão e pode oferecer, com exclusividade, esse conteúdo ao seu público, que podem ser justamente os clientes de uma empresa.

Ou seja, sobretudo, o que o Copyright pode garantir a uma empresa é a exclusividade que ela oferece ao seu público-alvo. Tudo o que for criado e patenteado pela empresa não poderá ser utilizado pelos outros sem permissão. Assim, os clientes têm a garantia de que estão tendo acesso a um conteúdo único e exclusivo, fator que agrada e contribui para haja maior fidelidade do público, principalmente na internet.

Site desenvolvido para a empresa com Copyright

Ao trabalhar com um site original e exclusivo, a empresa pode oferecer aos seus clientes e público-alvo uma plataforma segura e confiável, que eles vão acessar quando procuram por determinados tipos de produtos ou informação. Ter um site com conteúdo copiado, por outro lado, pode afastar os usuários e ocasionar perdas em termos de confiança e lucratividade.

Um dos problemas em não se trabalhar com conteúdo original é que os motores de busca do Google identificam isso e não direcionam os usuários para essas plataformas. A experiência de usuário é algo levado em conta com muita seriedade na internet, e o Copyright é uma forma de garantir que o que é oferecido pela empresa é de sua propriedade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *