Consumo, Marca e Conceito.

A história do marketing é feita de uma série de descobertas e de estratégias que se tornam obrigatórias para todos aqueles que pretendem ser relevantes no mundo dos negócios. Na verdade, a construção de uma marca tal como vemos hoje é diferente do que foi feito há anos atrás, mas, de maneira geral, ele continua tendo o mesmo objetivo: posicionamento na mente dos consumidores.

O conceito do posicionamento sempre foi algo importante para as marcas que pretendem se tornar relevantes do ponto de vista comunicacional. Através de estratégias bem definidas e táticas refinadas, marcas conseguiram mudar completamente seu estilo, seu posicionamento e sua percepção frente a seus clientes. O objetivo é sempre o mesmo: aumentar o valor de marca, ou diminuir, dependendo da situação.

Branding. A construção de uma marca ao longo dos anos.
Exemplos de marcas que conseguiram mudar seu posicionamento em nome do consumidor não faltam. Um dos maiores exemplos que temos no Brasil é o caso das Havaianas, que, até mais ou menos a metade da década de 90, era considerada coisa sem valor, de gente pobre e sem muita opção do que comprar para calçar.
Esse posicionamento antigo também não veio à toa: a participação de Chico Anísio como garoto propaganda da marca acabou a tornando conhecida e se popularizando no país. Isso foi um verdadeiro sucesso, já que aumentou o consumo do calçado que se tornou referência de produto, inclusive substituindo o nome “chinelo” em alguns casos.

Porém, chegou uma altura em que a Havaianas não conseguiria ser mais do que já era se não conseguisse agregar valor de marca a seus produtos. Por isso, se fez necessário um novo posicionamento. Assim, nasceu o “Todo mundo usa”, que é o conceito da marca desde então e, hoje, se tornou uma referência por mostrar atores famosos utilizando o produto. O resultado foi claro: Havaianas fez da Alpargatas uma das maiores empresas do Brasil e, atualmente, o produto é comercializado na Europa e nos Estados Unidos, embora aqui no Brasil ele continue sendo a principal marca de chinelos.

O contrário também acontece
Mas, em alguns casos, a estratégia da empresa não é necessariamente posicionar seu produto de maneira a agregar valor, mas para popularizá-lo em busca de novos nichos de mercado. Com a ascensão da classe C no Brasil, muitas marcas fizeram isso para conseguir filar partes do nicho, porém, uma das primeiras marcas que podemos lembrar foi a Mercedez, que lançou a Mercedez Classe A com o objetivo de atrair um público que, embora não fosse a Classe C, estava fora da Classe A+, que sempre foi o seu target.
Para alguns, quando a estratégia foi lançada, ela era um verdadeiro tiro no pé. Porém, com o decorrer dos anos, se tornou um verdadeiro acerto. A Mercedez “popular” criou maior interesse pela marca, e os jovens, que mais se interessavam pela Mercedez Classe A, construíram uma relação com a marca que, daqui há anos, quando eles tiverem condições de comprar os outros carros da Mercedez, vai atrair a sua preferência de consumo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *