Como divulgar a sua marca na Copa de 2014?

De quatro em quatro anos somos premiados com esse evento chamado Copa do Mundo que move toda a nação brasileira. E neste ano vamos vivenciar isso como nunca, afinal de contas o Brasil é o pais sede da Copa de 2014.
O evento inclusive pode ser considerado como mais uma oportunidade para o comércio aumentar suas vendas e faturamento.
Para se ter uma ideia de como a Copa do Mundo pode ser uma oportunidade promocional, 3 em cada 10 micro e pequenos empresários acreditam no aumento das vendas durante a Copa do Mundo.

Entre os dados da pesquisa estão:
• 42,2% pretendem criar promoções para atrair mais clientes;
• 36,6% querem decorar o estabelecimento com as cores da seleção brasileira;
• 25,5% planejam investir em divulgação para esse período;
• 21,7% querem ampliar a variedade de produtos;
• 20,5% pretendem aumentar o estoque.

Analisando estes dados, podemos concluir que todas as ações faladas acima podem ser realizadas tanto na internet como nos estabelecimentos físicos.
Aqui veremos algumas das táticas que seu negócio pode utilizar para usufruir do evento e aumentar seus resultados financeiros.

1 – Entre no clima da Seleção Brasileira utilizando do seu site e redes sociais
Em ano de Copa do Mundo, desde os primeiros meses, vemos que diversos pequenos e médios negócios decoram seus estabelecimentos com as cores da bandeira brasileira, que por si só já são bastante chamativas, como o verde e amarelo. Essa é uma maneira não só de demonstrar a expectativa mas também para chamar a atenção dos consumidores enquanto o evento acontece.

Na internet poderemos usar e abusar das cores da nossa seleção. Sejam elas nas redes sociais, e-commerce, site ou mesmo blog das marcas. Para tanto, podemos:
• Usar as cores amarelo e verde para caracterizar seus banners promocionais;
• Destacar as suas melhores promoções, como o preço e opções de pagamento;
• Colocar as imagens dos produtos mais vendidos na Copa em destaque;
• Criar chamadas que incentivem a torcida brasileira

2 – Poste conteúdos relacionados a Copa do Mundo no seu blog
Os blogs são espaços bastante oportunos para aproveitar o timing de acontecimentos e escrever sobre eles
Se a sua marca comercializa roupas esportivas, por exemplo, é o momento ideal para você escrever sobre histórias e curiosidades de uniformes que a Seleção Brasileira já usou em outras Copas do Mundo.
No mesmo texto, a loja pode mencionar e colocar o link das camisetas do Brasil que são vendidas por ela. Deste modo os leitores interessados poderão adquirir imediatamente uma, e a marca concretiza mais uma venda.
Essa mesma estratégia pode ser usada para os mais diferentes segmentos que possam ter um aumento na procura por seus produtos durante a Copa do Mundo. Aqui estão alguns exemplos de temas que seriam possíveis explorar.

• O que não pode faltar para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo? (lojas de varejo);
• Uniformes da seleção brasileira nas últimas Copas. (marcas de roupas ou materiais esportivos);
• Quais são os melhores lugares para assistir aos jogos da Copa do Mundo? (empresas de compra coletiva, casas noturnas, bares e restaurantes);
• Promoções Copa do Mundo: confira os produtos imperdíveis! (lojas virtuais com promoções especiais para o evento).

Você pode ainda explorar nas ferramentas do Google, como Google Trends e Google Analytics, quais são as palavras-chave mais utilizadas referentes a “copa do mundo”. Isso possibilita você a desenvolver seu conteúdo relacionando as palavras mais pesquisadas pelos usuários online.

Não esqueça de fazer as sugestões de seus produtos e serviços no artigo, claro que isso deve ser feito modo sucinto, sem tirar o foco do assunto principal.
Coloque também links que levem o leitor diretamente às promoções do seu site.

3 – Use outras ferramentas online para divulgar a sua marca.
Alguns produtos e serviços são mais procurados em ano de Copa do Mundo, como restaurantes, bares e relacionados que passam jogos ao vivo. Para esses casos, o ideal é estar presente em ferramentas que permitam que seus clientes te encontrem nos principais mecanismos de busca. Por exemplo:

Google: certifique-se de que sua empresa está cadastrada no Google Maps, e quando alguém procurar algum estabelecimento próximo de si, a sua empresa aparecerá nos resultados das buscas locais.

Cadastro em outras plataformas: Se sua empresa oferece refeições, por exemplo, cadastre seu negócio em sites de entrega como o iFood. Com isso, clientes do iFood poderão comprar de você, convertendo-se em um cliente seu.

Links e anúncios patrocinados: Caso você faça alguma promoção especial para a Copa do Mundo, como descontos durante jogos do Brasil, utilize de ações como links patrocinados, banners em outros sites e redes sociais. O ideal é espalhar a sua oferta para onde o seu público pode estar.

4 – Faça promoções e ofereça brindes
Caso sua empresa comercialize produtos relacionados aos interesses das pessoas que torcerão para a Seleção Brasileira, o ideal é criar promoções que atraia esse perfil. Temos aqui alguns exemplos de segmentos que podem usufruir dessa estratégia.

• Lojas de artigos esportivos: bolas, chuteiras, uniformes do Brasil e outros;
• Lojas de roupas: camisetas da Seleção, roupas personalizadas para torcida e outros;
• Lojas de eletrodomésticos: televisão, sofá, mesa de centro, e outros.

Outro modo de atrair os consumidores é oferecendo brindes. Brindes funcionam de modo bastante efetivo, afinal, quem não gosta de ganhar um presentinho após efetuar uma compra?
Personalize brindes que fazem referência à Copa. É importante que seja algo que esteja relacionado aos produtos que a sua empresa vende, ou serviço que presta.
Planeje e crie um pre-requisito para que o consumidor possa adquirir o brinde. Por exemplo, compras acima de R$100,00 você ganha uma bola de futebol personalizada.

Vale lembrar: Esteja atento as restrições de uso da marca Fifa

Antes de fazer qualquer campanha de divulgação relacionada a Copa do Mundo, leve em consideração as restrições de uso da marca da FIFA, que é a organizadora do evento. Deste modo, você evita futuros problemas por uso indevido de marca.
Veja aqui o que não é permitido para a marca FIFA.
• Não é permitido usar a marca FIFA, assim como a identidade visual da Copa do Mundo FIFA 2014, sem autorização;
• Não é permitido colocar elementos da identidade visual da FIFA, assim como da Copa do Mundo 2014 (como o logotipo, por exemplo) em qualquer produto ou promoção, sem autorização;
• Não é permitido realizar ações promocionais associadas diretamente à Copa do Mundo se a marca não for patrocinadora do campeonato. Você pode relacionar as suas promoções ao futebol e ao Brasil, sem mencionar “Copa do Mundo”, por exemplo.

Como vimos nesse artigo, a Copa do Mundo pode proporcionar diversas oportunidades para empresas aumentarem suas vendas e faturamento. Explorar essa gama de possibilidades é tudo o que você precisa fazer para isso. Aproveite o clima que move a nossa nação e faça parte dessa paixão.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *