Inbound Commerce: saiba como aumentar suas vendas

Vendas com Inbound Commerce: como aumentar?

Se o seu público-alvo não vai até você, você vai até o seu público-alvo. Sim, este é o princípio básico das lojas virtuais. Mas, com a competitividade dos concorrentes e a velocidade com que acontecem as coisas na internet quanto mais informações você tem do seu possível comprador, mais probabilidades você terá de torná-lo seu cliente. Ou seja, saber apenas se ele realizou ou não a compra é algo muito superficial.

Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem contribuir para o aumento de conversão de vendas. De acordo com a pesquisa realizada pela Experian, no ano passado, de 100 pessoas que visitam seu site, apenas 1,65 concluem a compra. A questão é saber por qual razão as outras 98,35 abandonam o carrinho? É ai que surge o Inboud Commerce. O objetivo é muito simples: explicar o motivo de isso acontecer, por meio de informações do usuário coletadas na sua própria loja virtual e assim tentar reverter a desistência em uma possível venda.

Bom, então vamos à prática. Saiba como aumentar suas vendas com Inbound Commerce:

  • Vale ressaltar que o processo de compras está divido em três etapas: seu possível cliente toma consciência de que ele tem um “problema” e precisa solucioná-lo por meio de uma compra; sabendo isso, ele considera todas as opções que ele tem para sanar este problema e por fim, toma a decisão de onde comprar. Pensando na fase um e dois deste processo, você precisa criar um bom conteúdo para seu site, criando gatilhos estratégicos para induzi-lo a compra. Neste caso, você pode trabalhar com frases do tipo: “garanta seu cupom de desconto”; “compre e ganhe”; “faça um teste gratuito”; “acompanhe as novidades” e etc.
  • Se o possível comprador já forneceu todos os dados para o site, você tem grandes chances de transformá-lo em seu cliente, basta saber agir da maneira certa. Para te ajudar, você pode contar com as ferramentas de automação de marketing – que consiste em três etapas: rastrear os pontos de contato entre a empresa e o cliente; automatizar tarefas diárias como e-mail marketing; divulgação nas redes sociais e etc., além de, gerar relatórios das suas ações e identificar qual delas é a mais produtiva. Estes processos permitem que você tenha um marketing de resultados mais assertivo.
  • Se a pessoa entrou no seu site duas vezes na mesma semana procurando um computador e não realizou a compra, você pode facilitar a vida dela. Que tal enviar um e-mail oferecendo um desconto especial no produto que ela tem interesse? Isso também pode ser realizado com seus clientes já fidelizados. Baseado em seu histórico de compras, apresente as novidades que possivelmente possa lhe interessar.

E como trabalhar o marketing do e-commerce? É fato que alavancar as vendas não será algo tão simples, é necessário um trabalho árduo que não dará resultado em curto prazo. Mas, existem algumas estratégias que podem contribuir significativamente neste processo:

  • Blog: ser um formador de opinião referência em seu mercado de atuação e ter um canal com informações relevantes aos usuários garante credibilidade e aumenta consideravelmente a confiança dos usuários perante sua marca.
  • E-mail marketing: um estudo realizado pela Experian revelou que 2,53% dos e-mails são revertidos em vendas. Mas, para que seu e-commerce também tenha sucesso e alcance esse número é preciso tomar alguns cuidados como: não deixar que seus e-mails em SPAM; atente-se a quantidade de e-mails que você envia, muitos e-mails pode causar desinteresse e o disparo de poucos pode não ser eficaz, encontre um meio termo; mostre aos seus clientes que você conhece cada um deles, segmente o disparo de acordo com o perfil dos consumidores; Tenha um call to action eficiente, ou seja, deixe claro quais os próximos passos que seu cliente precisa tomar após a leitura do e-mail; seus e-mails precisam gerar valor, mostre quais são os benefícios ao consumir seu produto.
  • Redes sociais: por meio delas você divulga seus produtos e garante interação com seu público-alvo. Um ótimo meio de aproximação se usado corretamente.
  • Anúncios: os anúncios atraem mais visitantes para sua loja virtual, passando mais credibilidade e fazendo com que eles forneçam seus dados e assim possivelmente chegarem a compra.
  • Usabilidade do site: os fatores que levam o cliente desistir de uma compra são inúmeros e precisam ser investigados. Isso pode acontecer devido a condições de pagamento, avaliação da qualidade do produto e até mesmo a usabilidade do site. Detecte o motivo da desistência e execute novas práticas para resolver o problema.
  • Remarketing: depois que o cliente visualizou um produto em sua loja, mesmo que a compra não seja realizada, você poderá exibir o mesmo produto ou semelhantes em outras páginas que o usuário navegue. Este procedimento tem uma alta taxa de conversão de vendas.

E agora, pronto para colocar todas essas estratégias em prática e definitivamente aumentar suas vendas?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *