Seu Google Adwords não está dando resultados? Seu site pode ser o culpado

Seu Google Adwords não está dando resultados? Seu site pode ser o culpado

O Google Adwords é uma ferramenta muito utilizada para aumentar as visitas a uma página e o esperado pelas empresas que nela investem é obter um aumento nas vendas. No entanto, investir nessa estratégia nem sempre pode trazer os resultados esperados e de nada valerá culpar o serviço do Google.

Muitas vezes o problema não está no uso do serviço Adwords, mas sim no site da própria empresa. Acredite, o serviço do Google não é mágico e precisa de alguns requisitos básicos para que ao final o dinheiro investido não seja perdido, ou seja, para que transforme cliques em visitas efetivas ou compradores.

Beleza não é o único requisito

Ao optar por se utilizar do Google Adwords há quem acredite que se o site estiver bonito o serviço irá funcionar normalmente e assim haverá um aumento de visitas efetivas. Errado. Já diz o verso “beleza não põe a mesa”!

Primeiro porque beleza é um conceito relativo, o que pode ser bonito para o dono da empresa pode ser horrível para um potencial cliente. Algo que não o atrai e até mesmo não faz muito sentido, para ele é um clique perdido. Segundo porque a página precisa ser funcional e não apenas bonita para garantir bons resultados.

De nada irá adiantar existir o “clique” por parte do consumidor se no final esse “clique” não é convertido em vendas. Em uma análise em outras ferramentas – o Google Analitics, por exemplo – será possível perceber que há sim um aumento de visitas – o que significa dizer que o Google Adwords está cumprindo o seu papel -, no entanto, esse visitante não permanece por muito tempo conectado, muitas vezes ele abre a página e logo em seguida a fecha. E para um visitante ser considerado convertido, ou seja, um clique efetivo, ele deve permanecer ao menos 15 segundos conectado a sua página.

Vale lembrar que ao investir em Google Adwords a empresa está pagando para estar dentre os primeiros resultados da busca Google. Sua página estará dentre as primeiras sugestões, como um anúncio. Será natural que o cliente clique no link ao realizar uma busca, pois está a sua vista. Ou seja, a ferramenta está cumprindo com suas funções, que é o aumento das visitas. Agora converter os acessos em um comprador ou visitante fixo não é tarefa do Adwords, mas sim do próprio site.

O que um site precisa ter para converter visitantes em compradores

Um site precisa contar com alguns requisitos básicos para prender a atenção de quem o acessa e garantir a conversão dos visitantes.

O primeiro deles é um visual agradável, que está bem longe do termo “bonito”. Envolve algo que chama a atenção e que não dói na vista. Tudo dentro do site precisa conversar. Então nada de confusão de cores, letras e até mesmo imagens de má qualidade. Pense em seu portal como uma loja física. Um cliente compraria em um local sujo e desleixado? Provavelmente não.

O segundo requisito que um site precisa atender é em relação ao conteúdo. Precisa produzir algo interessante, que trabalhe com as técnicas de SEO (e siga suas regras) e que não envolva apenas o uso de textos. Imagens e vídeos também são considerados conteúdos e fazem toda a diferença para chamar a atenção ou não de um cliente em potencial.

O terceiro requisito é a credibilidade. É preciso mostrar que a empresa é confiável e que o cliente pode contar com ela. Selos e certificados de produtos e serviços devem ser exibidos ao mesmo tempo em que informações básicas como mapa da loja física (se existir) e endereços para contato deverão estar presentes. Até mesmo links para redes sociais ajudam a garantir a credibilidade de um site. Uma empresa que não está nas redes sociais praticamente não existe!

O quarto e último requisito envolve a funcionalidade. Atualmente as pessoas não acessam sites apenas através de computadores e seus navegadores tradicionais. Os celulares e tablets têm ganhado cada vez mais espaço nos acessos e a página precisa se adaptar a esses espaços para que o visitante permaneça por ali.

A primeira impressão é a que fica

No mercado digital uma empresa dificilmente terá uma segunda chance de causar impacto e chamar a atenção. Sendo assim não basta investir apenas no Google Adwords para aumentar as vendas, mas sim no seu próprio portal. A primeira impressão é a que fica, e a forma como a empresa se apresenta online é que irá determinar a conversão ou não de um clique.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *