Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?

Qual a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?

Quando falamos de inbound marketing uma das primeiras coisas que vem a cabeça é o planejamento e criação de conteúdo. De fato, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do inbound, que se resume em um amplo planejamento baseado nas principais técnicas do marketing digital.

Traduzido para o português inbound marketing significa “marketing de atração”, um novo método de fazer marketing composto por quatro etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização. O processo é simples, inicialmente atrair leads qualificados para o seu site ou blog e por fim, satisfazer as reais expectativas do cliente, sendo assim ele se torna fiel e divulga sua marca de forma positiva para outros consumidores.

Para colocar as estratégias do inbound marketing em prática, antes de tudo é preciso conhecer o seu público-alvo, caso contrário todo o trabalho será em vão. Depois disso, é preciso saber qual o seu objetivo no seu ramo de atuação, além de vender é claro. Tendo esses pontos alinhados é hora de contratar uma agência de marketing digital, para iniciar as inúmeras ações propostas como criação de personas, gerenciamento de redes sociais, engajamento em todos os meios de comunicação com o consumidor e analisar e mensurar os resultados.  Para que os números superem suas expectativas, o marketing de conteúdo dentro deste processo deverá ser relevante, informativo e de extrema qualidade para agregar valor ao usuário.

O que é marketing de Conteúdo?

Esta é a maneira mais simples e leve de atrair consumidores sem força-los a compra imediata de algum serviço/produto. A tendência é que cada vez mais as marcas criem seu próprio conteúdo, assim quando um cliente em potencial estiver a procura de alguma solução referente ao seu nicho de atuação, ele encontrará sua empresa por meio do conteúdo que você publica.

No Brasil, foram nos últimos três anos que o marketing de conteúdo começou a crescer significativamente. De lá pra cá, a publicação de conteúdo em blogs, redes sociais, ebooks, vídeos, artigos e infográficos se tornaram imprescindíveis para gerar engajamento no meio digital e conquistar a confiança dos clientes.

Os resultados do marketing de conteúdo chegam a longo prazo, afinal a conexão entre a empresa e o cliente não acontece do dia para noite. Porém, ainda que o resultado não seja imediato, é possível identificar a eficácia do método, pois você vai perceber que o tráfego do site será maior e assim você vai garantir uma audiência fiel, que se expande de forma orgânica.

Como utilizar o marketing de conteúdo no inbound marketing?

É incontestável que perante as exigências do novo jeito de comprar do consumidor atual o inbound marketing seja a estratégia mais eficaz para fidelizar um cliente, porém essa técnica não é tão simples de ser aplicada e qualquer deslize pode ser um “tiro no pé”. Então, para que sua campanha traga resultado é preciso planejar ações de engajamento. O conteúdo será sua principal ferramenta de trabalho, para isso os textos de sites e blog devem ser informativos, os conteúdos das redes sociais personalizados, chamativos e dinâmico, e, além disso, tudo deve ser perfeitamente alinhado para não confundir o cliente final.

E-books e whitepapers são formatos muito utilizados no inbound marketing, pois são maneiras assertivas para atrair o público para as landing pages, onde o consumidor passará seus dados de contato em troca de uma oferta ou de informações relevantes. Após conquistar esses dados, eles serão trabalhados com conteúdos educativos e personalizados de acordo com as necessidades do consumidor até que ele se torne um cliente fidelizado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *