Marketing digital e a previsão de retorno do investimento

retorno marketing digital

Oficialmente os primeiros resultados começam a surgir a partir de seis meses de trabalho

Nós já falamos sobre isso e os dados também já provaram que o inbound marketing traz resultados superiores as técnicas de marketing convencional. Mas, quando se trata de estratégias, nós sabemos que nada é do dia para noite e com marketing digital não é diferente. Serão meses de dedicação para que os resultados finalmente apareçam, mas se o trabalho for bem feito, você vai perceber nos números e no bolso que seu investimento realmente valeu a pena.

Na prática, os prazos de retorno podem variar de acordo com as empresas. É possível que uma organização, mais estruturada e com algumas estratégias em andamento, tenha retorno imediato, em até três meses. A agência contratada deverá fazer essa avaliação de tempo estimado, após avaliar o cenário atual da empresa.

Mas, em linhas gerais as estratégias de marketing digital começam a dar retorno depois de seis meses de execução. E após um ano, já é possível mensurar com mais embasamento os resultados de forma mais ampla. Esse tempo de espera é o que, geralmente, faz com que as empresas desistam logo nos primeiros meses. Por isso, é importante entender o prazo médio das principais ações.

Retorno nos primeiros 06 meses de implantação

Desenvolver um site é uma das primeiras regras do marketing digital, e essa estratégia permite retorno imediato. Com um bom site, isso envolve experiência do usuário, design, conteúdo de qualidade e técnicas de SEO, a empresa ganha credibilidade e aumenta a chance dos visitantes consumirem seus produtos ou serviços.

Ainda assim é preciso se atentar, pois desenvolver um site otimizado irá impactar apenas seus clientes e pessoas que já conhecem a sua marca. Para converter novos leads, é necessário uma estratégia de conteúdo em longo prazo voltada para SEO e conversão.

Retorno de 06 a 12 meses de implantação

Uma campanha de link patrocinado mostra números e avanços logo nos primeiros meses. Mas, os maiores resultados vão surgir com o tempo. A partir de uma boa campanha criada no Google Adwords,  é possível destacar a sua empresa dos demais concorrentes, para as pessoas que possuem real interesse nos seus produtos ou serviços. Definir as palavras-chave corretas significa que os anúncios serão posicionados nos primeiros resultados de busca e isso consequentemente aumenta o tráfego para o seu site.

Neste tempo, alguns resultados orgânicos também podem ganhar destaque nas redes sociais. Um bom conteúdo, pensado de acordo com os interesses das personas, para abastecer o blog é utilizado para gerar engajamento e aumentar o número de seguidores dos canais. Também já é possível analisar as postagens e sentir quais os formatos e conteúdos despertam mais o interesse do público, assim é possível priorizar aqueles que possuem mais engajamento para aumentar o alcance orgânico da marca na rede.

Usando a estratégia de campanhas de links patrocinados, e-mail e landing page no site, os conteúdos ricos, como por exemplo e-books, tutoriais, guias e etc. começam a converter leads e consequentemente aumentar o mailing, levando os possíveis clientes para a próxima etapa do funil de vendas.

Retorno de 12 a 24 meses de implantação

O Google demora um bom tempo para reconhecer e confiar em seu conteúdo, então ser reconhecido pela busca orgânica por meio das técnicas de SEO nos sites e em todo o conteúdo que sua empresa produz não é uma tarefa fácil. A dificuldade aumenta, pois outras empresas também aplicam técnicas de SEO e estão brigando pelas mesmas palavras-chave que você para obter a melhor posição. Conteúdos qualificados e frequência de postagens são bons aliados para garantir um bom posicionamento nas ferramentas de busca.

O marketing de conteúdo além de ajudar no posicionamento nos sites de busca, também garante tráfego especializado com mais chances de se converter em lead e se tornar cliente. Se o seu conteúdo for de qualidade há grande probabilidade de sua empresa se tornar referência em seu ramo de atuação e assim, quando seu público-alvo tiver um problema ele irá procurar você como solução.

Adquirir um bom mailing segmentado pode demorar bastante. Para que o consumidor entregue seus dados para sua empresa ele precisa ser conquistado em alguma etapa, caso contrário nada feito. Isso pode ser feito por meio de landing page, mídia paga, conteúdo e etc. Ter um mailing eficiente garante bons resultados no relacionamento, pós-venda e induz o consumidor a avançar no funil de vendas.

Podemos concluir que construir uma boa reputação na internet requer tempo, paciência e investimento.

Pense que: uma loja de roupa, além de vender roupas, deve ter outras preocupações como o serviço, atendimento dos vendedores, preço, facilidades de pagamento, organização da vitrine e etc. Tudo isso e muito mais está na função da loja, que é vender roupas, e muito, para ter lucratividade.  O que isso tem a ver com inbound marketing? É simples, o “como” das coisas é primordial. No processo de criar uma máquina de novos clientes e reter os antigos, o modo como eles são atraídos faz toda diferença.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *