Estratégias de SEO: como gerar conteúdo qualidade?

Estratégias de SEO: como gerar conteúdo qualidade?

O Google parece conhecer muito sobre nós e principalmente sobre a sua marca, não é mesmo? Mas será que ele também conta com inteligência artificial para a leitura e interpretação de nossos textos? Na realidade, não, mas, por outro lado, o Google conta com ferramentas inteligentes o suficiente para a identificação da qualidade do conteúdo que geramos, o que é realizado por meio de estatísticas, comparação de dados, matemática, engenharia e benchmark. 
E se você também está interessado em algumas dicas para gerar conteúdo de qualidade, em busca da melhora de suas estratégias de SEO, chegou ao lugar certo. Vamos lá? 

Aposte em Webwriting

Webwriting nada mais é do que um grupo de ações voltadas para a criação de conteúdos muito mais estratégicos, com o objetivo de chamar a atenção do seu público alvo. 

Neste sentido, algumas dicas são:

  1. Criação de brainstorm: para otimização do seu site nos principais buscadores, tais como o Google ou Yahoo, é necessário determinar com precisão o brainstorm do conteúdo, ou seja, o seu principal foco. Assim que o assunto é determinado, outros tópicos importantes em relação a ele também são considerados.
  2. Pesquisa, estudo e embasamento são fundamentais: saber o que você vai falar nem sempre é fácil, porém, é fundamental para uma boa indexação no Google. Se for para criar conteúdo irrelevante ou repetitivo, não crie. Por isso, antes da criação de qualquer artigo na internet, fundamente-o com muita pesquisa e estudo.
  3. Planejamento é a base de toda estratégia de produção de conteúdo: aqui você define não só os aspectos diretamente relacionados à produção do conteúdo (seja ela textual ou não), como também, define como será a sua distribuição. Neste tópico, lembre-se de considerar não só os assuntos e temas que serão trabalhados em seu blog/site, mas também, as imagens, os infográficos, vídeos e demais formatos que podem enriquecer a produção textual.

E é claro que gerar conteúdo de qualidade para melhor indexação das suas estratégias de SEO implica não só na produção de textos, como também, de uma boa e adequada linguagem visual.

E no que se refere às imagens, algumas dicas para melhorar o SEO da sua marca são:

  • Insira imagens que tenham relação com o que está sendo dito no texto para aumentar a compreensão do cliente;
  • Busque sempre imagens de alta qualidade;
  • Que tal apostar em GIFs (ou imagens em movimento)?
  • Aposte nas legendas!

Outras dicas básicas sobre o conteúdo textual que você também deve levar em consideração para melhora do SEO da sua empresa são:

  •  Aposte em bullet points, ou melhor, nas famosas listas. Além de intuitivas, essa separação em tópicos também é capaz de prender a atenção do visitante;
  • Simplicidade e objetividade são palavras-chave. Por isso, nada de enfeitar demais;
  • Especificações demais também são desnecessárias, fuja;
  • Os parágrafos devem ser curtos, de fonte mediana, fundo leve e é claro, bem espaçados entre eles;
  • Sempre tenha como base a técnica jornalística da pirâmide invertida, que se inicia com as informações mais importantes sobre o tema.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *