É hora de mudar o layout do seu e-commerce.

mudar-layout-do-seu-e-commerce

Chegou a hora de mudar o do seu e-commerce

Faz quanto tempo que você criou sua loja virtual? Se a resposta for a alguns anos, talvez seja a hora de mudar o design do seu e-commerce. Um layout atraente, clean e de navegação simples, além de passar mais confiança para o consumidor, facilita a compra.

Com a competitividade do mercado e a mudança de comportamento dos consumidores, tonando-se cada vez mais exigentes, é preciso criar um layout que se difere dos demais, seu site precisa ser lembrado de alguma forma. Primeiro atente-se aos problemas de mau funcionamento do site, como mensagens de erro, lentidão, links corrompidos e outras situações que podem fazer com que o consumidor nunca mais volte a procurar seu site.

Nestes casos, a aparência é tão importante quanto à qualidade do produto. É preciso manter a identidade da sua marca também na web, os consumidores precisam bater o olho em seu site e associá-lo com sua marca. Fonts, logo, cores e todos os elementos conceito devem estar alinhados. Opte por um layout clean, sem muitas animações e com foco no produto. Para facilitar a vida do cliente, insira uma barra de buscas. As fotos dos produtos precisam estar em alta qualidade, tamanho adequado e bem tiradas para evitar que o consumidor busque o mesmo produto em outros sites. Estas, entre outras mudanças, vão garantir o aumento da taxa de conversão de vendas.

Uma outra dica para que você tenha facilidade na hora da criação, é preciso entender a diferença entre UI Design e UX Design, ambos são fundamentais para um bom layout do seu site. O UI Design, User Interface Design, simplificando a explicação é o “desenho do site”, o mockup, que tem como função promover a interação entre o site e o usuário por meio de botões, menus, fontes, cores e toda harmonia visual. Já o UX Design tem como foco pensar no sistema de forma holística. É baseado na sincronização dos elementos que proporcionam a experiência dos usuários perante cada produto, influenciando suas percepções e comportamentos.

Se você identificar alguns dos problemas abaixo em seu site, é sinal de que chegou a hora de mudar:

  1. layout ultrapassado: design ultrapassado, confuso ou problemas de link corrompido certamente não passam credibilidade e confiança ao cliente, fazendo com que ele desista da compra.
  2. layout não responsivo: seu site precisa se encaixar no dispositivo que o usuário está utilizando, sem que a imagem seja distorcida ou elementos desorganizados, seja acessado por computadores, tablets ou smartphones.
  3. Mudanças institucionais: se o conceito da sua empresa ou o posicionamento de mercado mudou, provavelmente isso acarretará também em algumas alterações no layout do seu site, tudo precisa estar perfeitamente alinhando. Atente-se!
  4. Buscas insatisfatórias: se seu cliente está com dificuldades para encontrar o produto que procura dentro da sua loja virtual ou estão com dificuldades para entender a descrição ou benefícios do produto é preciso repensar na navegação. Você provavelmente está perdendo muitos clientes devido as este problema.
  5. Falta adequação ao seu produto/serviço

Organize os elementos no layout de forma que ele fique harmônico, agradável e que se identifique com seu produto ou serviço, adicione funcionalidades que despertam interessem a seus visitantes, como lista de casamento, leilões, lista de desejos etc.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *