E-commerce: como usar conteúdo para aumentar a conversão?

E-commerce: como usar conteúdo para aumentar a conversão?

Conteúdo de qualidade pode aumentar a conversão de vendas do seu e-commerce

O Inbound Commerce surge como uma nova estratégia de marketing digital, com objetivo certeiro: aumentar a taxa de conversão de vendas, além de descobrir o porquê o consumidor que estava em seu site abandonou o carrinho no meio do processo de compras.  Essa necessidade de explicação surgiu, pois de acordo com a pesquisa realizada pela Experian, no ano passado, de 100 pessoas que visitam sua loja virtual apenas 1,65 concluem a compra. E por qual motivo as outras 98,35 desistiram?

O processo de compra é dividido em três etapas, primeiro seu possível cliente toma a consciência de que ele tem um problema e alguém precisa ajudá-lo a chegar a uma solução; depois ele vai considerar todas as opções disponíveis para sanar este problema e por fim, ele tomará a decisão de compra. Ou seja, você precisa conquistar seu consumidor durante a fase um e dois e para isso é preciso criar um bom conteúdo para o seu site, assim ele estará mais confiante para passar os dados de contato dele e posteriormente realizar a compra.

Sim, ter leads qualificados é tão importante quanto à taxa de conversão de vendas, afinal uma coisa está ligada a outra. Então, para que o visitante compartilhe com você os dados dele você precisa apresentar um bom argumento. Utilizar gatilhos estratégicos como “garanta seu cupom de desconto”, “teste gratuitamente”, “compre e ganhe” e etc., são boas táticas para induzir seu cliente a compra, porém não são eficaz a longo prazo. Para garantir uma estratégia sólida que gere além de benefícios, confiança e segurança ao seu cliente é preciso criar um conteúdo relevante, mostrando que você é um expert naquele seguimento.

Então vamos por passos: como um conteúdo relevante pode aumentar a conversão do seu e-commerce?

Primeiro passo: defina seu público-alvo de forma minuciosa, com base em muito estudo e pesquisa. Para facilitar crie uma buyer persona, ou seja, a definição de um “personagem” que representaria perfeitamente seu cliente. A partir daí, ligue para seus clientes atuais, fale com os vendedores e reúna o máximo de informações possíveis.

Segundo Passo: a definição do conteúdo é a parte mais importante e aí aqui que a maioria erra. O consumidor já detectou que ele tem um problema e então ele vai até a internet, navegar, para buscar soluções para resolvê-lo. Se você simplesmente oferece um produto a probabilidade do consumidor não dar a mínima pra ele é enorme, mas se você oferece um conteúdo de qualidade que envolve o problema do cliente, a possibilidade dele se interessar e aí sim chegar ao passo 3, a compra, é muito maior. Antes de vender, você precisa ajudá-lo, lembre-se!

Terceiro passo: agora você precisa gerar tráfego para seus conteúdos, para ganhar em leads e em SEO, além de garantir um marketing de resultados. Crie uma Landing Page para que os visitantes preencham um formulário com seus dados principais, assim eles poderão baixar e-books, vídeos ou visualizar qualquer conteúdo que você disponibilizou para esses consumidores; tenha um call to action eficiente, ou seja, deixe claro quais os próximos passos que seu cliente precisa tomar após a leitura do e-mail; banners e etc; seus e-mails, blogs e demais conteúdos de divulgação precisam gerar valor, mostre quais são os benefícios ao consumir seu produto; instale um pop-up, falando sobre a oferta de conteúdo, para que o consumidor visualize quando estiver saindo do site, afinal e ele ainda não finalizou a compra, pode ser que não esteja definitivamente resolvido sobre o que, como e onde comprar.

Lembre-se: antes de vender, você precisa ajudar seu cliente!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *