Conhecimento de branding que sua empresa precisa dominar

branding

A marca é a identidade do negócio. Por esta razão, os elementos gráficos que compõem o design são escolhidos com bastante critério para torná-la facilmente reconhecida pelo público. A marca contém a história, missão, os valores e princípios da empresa. Ao escolher uma marca o consumidor leva em conta a qualidade dos produtos e serviços, credibilidade no mercado, popularidade, status e outros aspectos subjetivos. Por isso, é importante que o consumidor compreenda a “alma de seu negócio”.

Toda marca tem um ciclo de vida. Por isso é importante nutri-lo para garantir a vitalidade da marca. Isso é possível com ações de branding. O objetivo das estratégias de branding é fortalecer a marca, torná-la reconhecida como uma marca amigável, confiável e de qualidade; aumentar o grau de percepção e conhecimento de produtos e serviços.

Como a sua empresa quer ser reconhecida no mercado?

Defina, com clareza, a missão, valores e princípios da empresa. Essas informações são a base para as ações de branding. O objetivo do branding não é a venda em si, mas a construção de uma relação duradoura com o público-alvo, base em confiança, fidelidade e experiências positivas.

Crie uma persona para a estratégia de branding. Qual o perfil do público desejado? Com informações objetivas sobre o mercado alvo, defina campanhas de branding segmentadas. Não é possível atender o mercado como um todo, portanto, é necessário direcionar as ações e mensagens de branding para o público certo.

Conteúdo e afinidade. De modo geral, nossos relacionamentos baseiam-se em sentimentos, afinidades e interesses. Marcas que sabem contar histórias, incluem temas da atualidade em suas campanhas, transmitem valores e princípios em suas mensagens, captam tendências de comportamento, tem mais sucesso em suas ações de branding. O público sente-se atraído pelo conteúdo e se identifica facilmente com a marca.

Promova a marca. O que a marca tem de melhor? Quais as vantagens e benefícios que oferece? Destaque as qualidades e os melhores atributos, com sutileza, sem panfletagem digital. Conquiste a simpatia do público.

Branding digital. A nova geração de consumidores está conectada na maior parte do tempo. É no mundo virtual que a maioria das pessoas se encontram, expressam sentimentos e opiniões, trocam experiências, estudam, trabalham, fazem compras. Portanto, faça branding digital.

Use as redes sociais para projetar a imagem da marca. O consumidor 3.0 sente-se atraído por imagens, vídeos e música com conteúdo engraçado, emotivo, criativo e mensagens objetivas que proporcionam a leitura rápida. Contar histórias associadas à marca é uma das fórmulas de maior sucesso em ações de branding digital. Cria identificação e conexão com a marca.

Estude a concorrência. Não a perca de vista, mesmo no ambiente virtual. Analise o que os concorrentes fazem na web, considerando os aspectos positivos e negativos. A partir dessas informações, trace a sua rota nas águas tranquilas do oceano azul. Oceano azul? Sim, essa expressão traduz uma metodologia aplicada aos negócios, com a proposta de direcionar a marca a encontrar nichos de mercado não afetados pela concorrência predatória.

Atendimento online. O consumidor 3.0 interage com a marca. Marcas amigáveis criam vínculos com o público. Essa relação é importante para as ações de branding. Ao se fazer presente no ambiente virtual, a marca precisa dispor de atendimento online. Esta comunicação é viável por meio das redes sociais, com links para o envio de mensagem, e-mail e até uma ligação telefônica.  Mas quem decide quando o contato será feito é o próprio consumidor.

Comprometimento. Um ponto importante na gestão da marca é a confiabilidade. Por isso, honestidade com o público é tudo. Não crie uma imagem que não corresponda ao perfil da empresa e padrão de produtos, serviços e atendimentos. Esse tipo de postura causa frustração, mancha a reputação da empresa e gera uma avalanche de comentários negativos nas redes sociais.

Branding não é publicidade. É, acima de tudo, uma estratégia que trabalha com os aspectos subjetivos da marca, tais como a percepção e reconhecimento, emoções, interesse, engajamento e fidelização do público.

O objetivo do branding, como explicamos, é construir uma posição diferenciada e sólida da marca no mercado. São ações que conquistam a atenção do público, estabelecem vínculos baseados em credibilidade e afinidades com a marca.

Gostou desse post? Deixe um comentário e compartilhe o artigo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *