Como convencer seu chefe a investir em Marketing Digital?

como_convencer_seu_chefe_a_investir_em_marketing_digita_?

A sua empresa ainda “engatinha” no ambiente virtual? Como você pode convencer o seu chefe a investir em estratégias de marketing digital para impulsionar os negócios e conquistar a nova geração de consumidores? Missão impossível? Não, não é impossível tirar seu chefe da “zona de conforto” e propor uma nova direção quanto ao marketing da empresa. O sucesso dessa missão depende de estratégia e argumentos consistentes para convencer seu chefe sobre as oportunidades que a empresa poderá explorar com o marketing digital.

Qual o perfil de seu chefe?

Em primeiro lugar, é importante que você conheça o perfil de seu chefe. Assim, saberá a melhor maneira para abordar o tema. Se é uma pessoa aberta a novidades, a abordagem será mais fácil. A dificuldade maior é vencer a resistência de um chefe anacrônico e acomodado, que não se interessa pelas tendências do mercado. Conhecendo bem o perfil do chefe, você consegue pensar em uma estratégia adequada para falar sobre a importância do marketing digital.

Estude o planejamento estratégico da empresa

Estude a missão, valores, princípios e o planejamento estratégico da empresa. Quais são as metas e objetivos da empresa? Como funciona o marketing e a área comercial? Quais os resultados obtidos nos últimos cinco anos? Quais as perspectivas a médio e longo prazo? Sem informações claras sobre a empresa não há base para apresentar uma proposta diferenciada e consistente.

Avalie a presença da concorrência na internet

Avalie a concorrência. É importante levantar informações sobre os principais concorrentes da empresa. Qual a posição da concorrência em relação a sua empresa? Qual o diferencial dessas companhias? Quais as estratégias de marketing você consegue identificar? Como o objetivo é convencer o chefe a investir em marketing digital, estude a atuação da concorrência no mercado virtual e faça uma análise comparativa levando em conta a presença digital de sua empresa. É fundamental mostrar a força da concorrência no mundo digital.

Desempenho da empresa na internet

Analise o desempenho de sua empresa na internet. Se a companhia ainda não possui endereço eletrônico (site, blog) nem perfil em redes sociais, terá que começar da estaca zero. Ou seja, mostrar a necessidade de criar esses canais de comunicação e marketing na web. Caso a empresa já possua páginas na internet, acesse as estatísticas para avaliar o desempenho: audiência, engajamento, qualidade de conteúdo, posição em sites de busca, banco de dados gerados pelo acesso ao site, enfim tenha em mãos todas as informações para comprovar o quanto a empresa precisa investir em marketing digital.

Mostre custo e benefício do marketing digital

Redução de custos. Com a internet, os negócios estão migrando para o ambiente virtual. Afinal, milhões de consumidores passam o dia conectados à web. Marcas que não ocupam espaço em redes sociais, um dia, acabam no ostracismo. Daí a importância do marketing digital. O custo de campanhas realizadas em redes sociais, sites, blogs e outras mídias é mais barato e proporciona um alcance muito amplo. Use esse argumento para convencer seu chefe.

Apresente uma proposta consistente

Elabore a proposta. Após levantar as informações mais importantes e analisar pontos fracos e fortes da empresa, oportunidades e ameaça aos negócios, elabore uma proposta, sintetizando os dados estudados, explicando como funciona o marketing digital, qual a posição da empresa e da concorrência na internet, quais os benefícios do marketing digital para a gestão da marca.

As informações devem estar organizadas com clareza e objetividade, principalmente se seu chefe não tem conhecimentos sobre o assunto ou é o tipo que tem pouco tempo para reuniões. Mostre todas as oportunidades que empresa está perdendo por não investir em marketing digital e os riscos ao faturamento diante do avanço da concorrência.

Indique o caminho a seguir

É essencial apresentar o caminho a ser trilhado. Além de convencer o chefe sobre a necessidade de investimentos em marketing digital, é necessário mostrar ao chefe o passo a passo desse processo. Se a empresa possui profissionais qualificados para desenvolver o plano de marketing digital é possível incluir na proposta um capítulo sobre a operacionalização com recursos humanos da própria empresa. Caso contrário, convém pesquisar consultorias e/ou agências de marketing digital que possam apresentar propostas para executar esta missão. Seu chefe tem que sair da reunião convencido de que o marketing digital funciona e que você tem condições para conduzir esse processo.

Gostou dessas dicas? Compartilhe e leia mais sobre marketing digital em nosso blog!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *