A grandeza da Black Friday e por que se preparar para aumentar as vendas da sua loja virtual nesta data

A grandeza da Black Friday e por que se preparar para aumentar as vendas da sua loja virtual nesta data

Ela está chegando e não só os consumidores como também as empresas estão ansiosas para esta data.  Estamos falando da Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico mundial.  Se sua loja virtual ainda não está preparada é hora de acelerar e criar oportunidades para aumentar as vendas do seu negócio.

Se ainda restam dúvidas quanto a participar da Black Friday, vamos aos números: em quatro anos de existência no Brasil, a data teve um crescimento de 1,5 bilhões em seu faturamento; de 2014 para 2015 houve um aumento de 76% de vendas; por fim, a previsão para este ano é que o comércio fature 18% a mais se comparado ao ano passado.

Expectativas para o grande dia: 25 de novembro

Sim, está muito perto! Mas, ainda tem tempo de correr e se planejar para não ficar de fora dessa. Algumas empresas costumam antecipar ou adiar a promoção por mais alguns dias, já que o sucesso é garantido.  Então, já passou da hora de pensar em qual será a sua estratégia.

Entre os produtos mais procurados pelos consumidores que esperam ansiosamente a Black Friday estão os eletrodomésticos, smartphones, eletrônicos, artigos de informática e móveis. Se sua loja virtual não comercializa nenhum desses tipos de produtos, você deve estar se perguntando se vale a pena participar… E a resposta é incontestavelmente SIM! Tudo vai depender do seu esforço e do plano estratégico colocado em prática. A grande tacada de sucesso é focar na experiência do usuário, promovendo uma boa e inesquecível jornada de compra, além de colocar seus produtos frente a frente com os clientes, não se esquecendo de oferecer bons preços.

Se nos primeiros anos existia o risco de os consumidores não confiarem nas ofertas da Black Friday, hoje o cenário é outro. O número de reclamações feitas por clientes que consomem produtos durante essa data diminuiu consideravelmente, não só devido ao trabalho de fiscalização como também a conscientização das empresas.

É a hora de se preparar

  • Previsão: preços promocionais, produtos e imagens, estoque, divulgação, distribuição e tudo que envolverá o processo de compras deve estar alinhado. Se sua empresa já participou da promoção em anos anteriores se baseie no histórico de vendas para facilitar o preparo da campanha.
  • Estoque e logística: vender o que não tem em estoque é um dos maiores erros das empresas durante a alta de pedidos. Para não ter problemas, organize seu estoque antecipadamente, os produtos que estão há muito tempo parado, por exemplo, podem ser colocado em promoções mais incisivas. Lembre-se que você precisa dar conta de atender a todos os pedidos, então reforce seu processo logístico.
  • Atendimento: não deixe os clientes na mão, pois nesta data eles estarão ansiosos para adquirir o produto que tanto queriam. Revise seus canais de atendimento para facilitar o processo de compra do consumidor.
  • Descontos verdadeiros: se não quiser arrumar problemas com os consumidores e a fiscalização, crie descontos verdadeiros e atrativos. Essa é a hora de aumentar seu volume de vendas e a percepção da marca.
  • Prepare sua comunicação: se sua comunicação for assertiva o sucesso estará garantido. Alinhe todos os canais, comunique seus clientes por diversos meios.
  • Dicas: capriche no layout; destaque os descontos dos produtos; crie diferentes call-to-action; e lembre-se que essa é uma boa hora para criar uma landing page com intuito de aumentar ainda mais sua base de contato para trabalhá-los pós Black Friday.

Por fim, a pergunta que não quer calar: Quem é o consumidor que compra online e como ele se comporta nesta data?

Baseado nos anos anteriores, o Google realizou uma pesquisa a partir dos eshoppers brasileiros das classes ABC, com idade entre 18 a 54 anos.

  • Maioria: sim, cerca de 79% dos entrevistados já participaram de alguma forma da Black Friday e 74% deles estão esperando pela próxima edição.
  • Pontos que convencem o consumidor: o preço é realmente importante nessa data. Mas, fatores como confiança no site, facilidade no processo de compras, variedade de itens, novidades e preocupação com a real necessidade do cliente são levados em consideração.
  • Variedade: a diversidade de itens fará com que o consumidor compre mais, gerando um ticket médio maior que vale pelos descontos oferecidos.
  • Meu presente de natal: uma curiosidade destacada na pesquisa é que 53% das pessoas que antecipam as compras de natal incluem o seu próprio presente na lista.
  • Os queridinhos da Black Friday: como já antecipamos, os celulares dominam a lista de preferência. No ano passado, 45% das compras foram para este item. E neste ano, 57% dos consumidores aguardam o dia 25 de novembro para trocar o seu aparelho ou presentear alguém.
  • Surpreenda: são muitas lojas oferecendo promoções imperdíveis, então para se destacar faça um trabalho bem feito e venda seu peixe! Apresente fortemente o seu diferencial e não só ganhe dinheiro como também conquiste clientes.
    Grafico black friday



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *