Automação de e-mails marketing: aumente suas vendas na Black Friday

Quem é proprietário de um e-commerce sabe que para conseguir manter os clientes sempre atualizados às novidades e promoções da sua loja virtual, o e-mail é uma ótima ferramenta para fazer isso acontecer. Agora imagina deixá-lo de forma automática para seus clientes ou para quem se cadastrar, por exemplo em uma landing page? É sobre isso que vamos falar, porquê devemos começar a fazer automação de e-mails marketing.

Com as mensagens certas, essa estratégia pode alcançar os mais surpreendes resultados para sua campanha de Black Friday. Eu vou descrever abaixo alguns passos importantes e o que você vai precisar para começar sua automação de e-mails marketing.

 

Primeiro passo: Ferramenta

Uma das ferramentas que mais utilizamos é a RD Station, pois ela tem um ótimo custo benefício. Além disso por sermos uma agência parceira, iremos te auxiliar em todos os passos para a contratação e a implementação de maneira bem rápida.

Se você já possui alguma plataforma de automação de e-mails marketing, então será muito mais fácil agilizar toda a sua campanha para colocar no ar.

 

Segundo passo: Mensagens dos e-mails

Com a plataforma pronta e configurada, é hora de elaborar de forma coerente todas as mensagens, ofertas e descontos que você quer que seus clientes ou aqueles que se cadastram na sua Landing Page de Black Friday recebam. É muito importante seguir uma ordem, com um cronograma bem definido, para que as mensagens sejam interessantes no momentos certo e que elas não se repitam. Ninguém vai querer ficar recebendo o mesmo e-mail com o mesmo desconto mais de uma vez, pois isso pode gerar uma taxa de descadastramento da sua base e aquele potencial cliente nunca mais verá um e-mail de uma super novidade da sua loja virtual, que poderia ser de interesse dele e consequentemente gerar uma venda.

Algumas dicas:

  • crie descontos especiais antes do grande evento para quem se antecipar;
  • crie cupons de descontos de frete grátis;
  • aproveite o gancho da Black Friday para criar automação de e-mails marketing para serem disparados na Cyber Monday;
  • você pode também pensar em avisos importantes sobre sua campanha e deixar seus clientes informados de tudo que vai rolar no grande dia.


Terceiro é último passo: Layout e configuração dos e-mails.

Essa talvez seja a parte parte mais trabalhosa, pois é agora que tudo aquilo que você planejou precisa ser executado da maneira certa e no tempo correto para não dar nada errado.

Visual do e-mail: as imagens precisam ser chamativas e ter um apelo emocional que o visitantes ou seus clientes batam o olho e consigam entender de forma rápida o que você quer passar para eles. Tente ser ousado, mas ao mesmo tempo respeitando o olho de quem vê. Use elementos da campanha em todos os e-mails para seguir uma linha de identidade.

Foque em textos mais objetivos e com uma mensagem simples. Textos muito longos dificultam a leitura e o entendimento, levando a pessoa a desistir de qualquer interação com o e-mail.

Veja alguns exemplos criados para nossos clientes na Black Friday 2016:

automação de e-mails marketing

automação de e-mails marketing

 

Espero que tenha sido que grande ajuda essas dicas para você começar suas estratégia de automação de e-mails marketing para sua campanha de Black Friday.

Lembre-se: a automação é uma estratégia para gerar bons resultados durante o ano inteiro, se quiser saber mais, leia este artigo O que é Nutrição de Leads? Saiba como trabalhar todos os contatos até que eles realmente estejam prontos para comprar



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *