7 Coisas que toda empresa NÃO deve fazer no Facebook

Que o Facebook é a rede social mais famosa do mundo todos nós sabemos. Porém, poucos sabem como se “comportar” dentro da rede, não é mesmo? Algo muito comum e realmente indicado às marcas que desejam se aproximar de seu consumidor é criar uma página no Facebook, interagir com os fãs e divulgar seu produto ou serviço. Parece simples e objetivo, mas na prática é bem mais complicado. Por quê? Porque comumente as empresas confundem o Facebook com outros canais de propaganda, utilizando linguagem, imagens e modelos de anúncios que não cabem aos padrões da rede social.

O primeiro passo para qualquer empresa que deseja participar e ter sucesso entre os fãs no Facebook é estudar a linguagem da rede social, o formato utilizado de imagens (tamanho, por exemplo), como são os textos. Iniciar uma conversa com o consumidor é simples, mas engajá-lo faz toda diferença. Por isso, conheça 7 errinhos comuns, mas que podem ser evitados e fazer sua página no Facebook ter sucesso:

1. Criar perfil ao invés de página
Começando pelo mais absurdo e, por incrível que pareça, mais comum. Pequenas empresas principalmente criam perfis que são destinados para pessoas. Aí, perdem vários diferenciais e métricas que somente páginas oferecem: curtidas, alcance, etc. Ou seja, crie uma página.

2. Não criar uma agenda de atualização
Tudo bem, você criou a página e nem sabe ao certo o que vai publicar. Envia uma ou duas atualizações e deixa por semanas sem nenhuma interação. Entenda: as pessoas entram no Facebook todos os dias. Isso fará diferença entre sua marca e o concorrente, pois você estará lá, com um post fresquinho quando seu target ficar online.

3. Atualizar demais
O excesso de publicações é visto como um problema também. Se a pessoa vê muitas atualizações na timeline dela, vai se sentir invadida e incomodada, podendo dar “unfollow” na página e deixar de ver quando você postar algo realmente importante.

4. O tema das postagens foge dos interesses de seu público-alvo
Sem uma pesquisa prévia sobre quem é seu público-alvo, hábitos, interesses, não saberá quais assuntos são relevantes para chamar a atenção dele e gerar engajamento.

5. Falar somente sobre a empresa
Tenha sempre em mente que é uma rede social: logo, é um canal ao qual as empresas devem se adaptar, não o contrário. O tempo todo postando ofertas e promoções irrita o usuário, que está ali para saber dos amigos, família, uma novidade, notícias. Por isso, intercale as postagens a respeito de seu produto com publicações institucionais: frases de motivação, receitas, notícias do meio, etc.

6. Página mal estruturada
Antes de criar uma página, estude as políticas do Facebook. Há medidas ideais para criar uma postagem, foto de capa e avatar, quantidade de texto para publicações patrocinadas e assim vai.

7. Não investir em Facebook Ads
Somente com muita sorte para que sua página tenha milhares de fãs sem um investimento. O Facebook Ads permite que você crie anúncios segmentados para seu público-alvo, e não são valores absurdos.

Se for possível e viável para a empresa, contrate uma agência especializada em marketing digital para criar sua estratégia. Ou solicite consultoria para saber quais passos tomar. Com certeza sua página ficará muito melhor!

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *