Seu e-commerce possui blog? Saiba a importância de ter um

importância do blog para e-commerce

O mercado digital movimenta milhões todos os dias e fazer parte dela é crucial tanto para se manter quanto para se desenvolver. Adequando-se a esse novo formato de estrutura de negócio, muita gente tem investido em e-commerces, lojas virtuais que em poucos cliques levam o cliente a finalizar a compra sem empecilhos ou dores de cabeça.

Focados exclusivamente em vender, entretanto, muitos têm deixado de lado a oportunidade de associar tal negócio a um blog e neste artigo você entenderá a importância de ter um independente do seu segmento ou público. O blog assemelha-se ao cuidado que um vendedor ou gerente tem com cada cliente em um negócio convencional. Ele dá opções e dicas e até mesmo ajuda no processo de decisão.

Você prefere ir a uma loja de departamento para escolher roupas sozinho ou opta por lojas de atendimento personalizado? Este é um exemplo que se encaixa bem ao que acontece em um e-commerces! Veja 5 motivos que demonstram a importância de ter um blog na sua página de vendas:

  1. Melhor posicionamento nos mecanismos de busca
    A maior parte dos clientes e interessados em adquirir seus produtos e serviços estão pesquisando nos mecanismos de busca e precisam encontrar a sua página para movimentar o negócio. Como chamar a atenção deles? Ranqueando!
    Ao criar um blog sua página consegue atingir melhores posicionamentos nas respostas dadas pelos mecanismos como o Google, por exemplo. Ao gerir um blog é possível trabalhar conteúdos SEO que agregam mais valor ao e-commerce visto que através de linkagens internas os robôs do Google passam a entender que o seu ambiente virtual é seguro e de qualidade para serem sugeridos entre os primeiros resultados.
  2. Aumenta a confiança e a autoridade do e-commerce
    As pessoas gostam de saber que estão comprando em ambientes administrados por pessoa e quando seu e-commerce oferece um blog à confiança, assim como a autoridade, se destaca atraindo muito mais curiosos e interessados, gerando desta forma melhores resultados.
    O simples fato de ter uma vitrine virtual nem sempre garante a qualidade que o seu cliente quer. Aos olhos de muitos, essa prática exclusiva de compra e venda é fria, não os cativando a voltar, por exemplo. Tratando-se de ser autoridade, no blog você pode tratar das dúvidas e curiosidades do cliente acerca do seu produto e serviço e demais questões de seu interesse. Quanto mais você falar sobre esses assuntos, mais rápido se tornará referência nele.
  3. Atrai, retém e fideliza visitantes
    Completando o tópico anterior, ter um blog possibilita que um maior número de internautas, possíveis futuros clientes, seja atraído para o seu ambiente virtual.
    Por exemplo, se você tem um e-commerce de produtos de beleza, tem que esperar os seus clientes pesquisarem por determinados produtos para serem redirecionados para a sua página, certo? Se você tiver um blog, atrairá também aqueles que pesquisam sobre técnicas de maquiagem, como cuidar da pele e assim por diante. Esse aumento de tráfego, quando bem trabalho, retém e fideliza internautas tornando-os possíveis leads e prospects do seu e-commerce.
  4. Estreita laços e constrói relacionamento com os clientes
    Empresas já sabem que tratar bem os seus clientes é o princípio básico para se manter ativo no mercado, seja ele convencional ou digital. Através do blog é possível estreitar e construir laços com cada um deles de modo muito mais simples.
    É possível, por exemplo, ajudá-los a concluir seus objetivos e metas pessoais e também mostrar preocupação e interesse ao oferecer conteúdos de qualidade e bem elaborados para tratá-los. Nos blogs é comum disponibilizar a opção para que os leitores recebam newsletters, avisos quando conteúdos são publicados. Tal prática colabora com a criação de uma lista que posteriormente pode ser usada para aumentar o número de vendas do e-commerce.
  5. Ajuda na promoção das vendas dos produtos e serviços
    Por fim, o último entre os principais motivos para se ter um blog associado ao e-commerce é que através dele é possível divulgar seus produtos e serviços de um jeito menos comercial, ou seja, você faz propaganda, porém seu cliente nem sempre percebe este tom.

Quando você publica no blog artigos sobre por que é preciso contratar determinado serviço que sua empresa oferece, mesmo que você não a cite ao longo da estrutura, está direcionando o leitor a pesquisar mais. Dependendo da jornada do comprador você pode tanto falar entrelinhas sobre o produto quanto abertamente oferecendo a sua mercadoria em específico.

Entendeu a importância de ter um blog? Que tal começar a planejar e estruturar seu blog agora mesmo?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *