Podcast como uma ferramenta de marketing

Os meios de comunicação nunca param de evoluir. Atualmente, os podcasts ganham destaque como forma prática de adquirir informações, absorver conteúdos, atualizar-se sobre determinado assunto, acompanhar notícias, entretenimento, etc, na forma de áudio.

Parecido com rádio, porém com a vantagem de ser gravado e poder ser acessado quantas vezes quiser, enquanto se faz uma atividade física, uma tarefa doméstica ou mesmo no trânsito no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. É algo que vem se tornando cada vez mais popular e acessível, alcançando potenciais consumidores.

Com base nisso, muitas empresas têm utilizado essa nova forma de comunicação para fazer marketing de conteúdo, acompanhando o ritmo de um consumidor cada vez mais exigente e que procura novos formatos de mídia de acordo com a necessidade de acessar informação.

O crescimento do alcance dos podcasts ficou em 67% no Brasil em 2019, e só vem aumentando cada vez mais e conquistando adeptos. No mundo do marketing, empresas ou marcas podem produzir seus podcasts para gerar valor e autoridade em seu mercado e ainda conseguir o alcance orgânico, meta de 10 entre 10 empresas.

Quando usamos apenas um sentido (nesse caso a audição) fazemos a visão trabalhar, obrigamos nosso cérebro a imaginar, o que o torna um terreno fértil para a construção de storytellings e fixação de marca. Os podcasts tendem a usar uma linguagem mais informal, o que aproxima o ouvinte da conversação, muitas vezes é um bate-papo descontraído, cheio de insights, tendências e aprendizado. Muitas agências e profissionais de marketing digital já produzem esse tipo de conteúdo como forma de aprendizado e debate.

Alguns exemplos de podcasts cujo tema central é precisamente o marketing são: “De cabeça”, “Marketing school”, “Digitais do marketing”, “SEO cast”, “The Garyvee áudio experience”, “O expert do marketing digital”. Há também outros que especificamente ensinam sobre vendas e vale dar uma conferida: “Cast for closers” e “Predictable revenue”.

Com o volume e a velocidade com que as informações se alastram nas redes sociais e sites de notícias, o podcast se tornou um formato dinâmico para acompanhar essas atualizações e saber as opiniões dos profissionais do mercado. O avanço tecnológico que alcança cada vez mais tanto o mercado quanto os consumidores é a ferramenta certa para divulgação de produtos, conceitos, marcas, inovações. É uma nova forma de chegar a um grande número de consumidores e, sendo assim, prova-se uma excelente ferramenta de marketing, e como tal, não há limites para sua utilização.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *