Os principais métodos de pesquisa de mercado para ter assertividade em qualquer setor

Compreender seu público-alvo, suas necessidades, motivações e desejos são desafios comuns no mercado competitivo de qualquer segmento.

Empresas frequentemente enfrentam dificuldades não só financeiras como de comunicação por não estudarem profundamente o setor em que atuam.

As que se destacam são as que mais tem a proatividade de buscar conhecimento e desenvolver soluções que melhor atendem aos consumidores. Para isso, existem algumas formas de pesquisa de mercado, cada uma abordando metodologias e objetivos diferentes. Vejamos a seguir algumas delas que podem ser muito úteis para os projetos da sua empresa.

O primeiro passo, e mais amplo, é conhecer o perfil das pessoas que podem se interessar por seus produtos ou soluções.  Entre os principais métodos de pesquisa de mercado, três, como sendo os principais, merecem destaque, seriam eles exploratório, descritivo e causal.

 

1- Pesquisa exploratória

A fase inicial de concepção e planejamento de projetos é sempre repleta de muitas dúvidas. Algumas vezes faltam informações cruciais para direcionar as próximas etapas de execução. As pesquisas exploratórias funcionam como um estudo inicial para fornecer ideias e possibilidades.

Esse método por ser mais amplo, tem caráter mais livre. Não existe limitação acerca do que se deseja descobrir e estudar. Qualquer questionamento é pertinente e pode levar a ideias que enriqueceram as próximas etapas do projeto. Com isso, os questionários são flexíveis e ficam a critério do desenvolvedor responsável pela pesquisa.

Na pesquisa exploratória não se espera obter conclusões estatísticas. Afinal, ela funciona apenas como uma preparação para as próximas pesquisas, que essas sim, apresentaram resultados mais sólidos. Existem diferentes métodos de abordagem para pesquisas exploratórias. Como mencionado anteriormente, fica a critério do pesquisador qual metodologia aplicar.

 

2- Pesquisa descritiva

Com carácter mais palpável quando comparada a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva faz parte de um estudo que já existem ideias e informações, até mesmo algumas conclusões, mas não previamente consolidadas.

O objetivo da pesquisa descritiva é validar hipótese já propostas e encontrar possíveis falhas no planejamento e direcionamento do público, funcionando muito bem para segmentação de mercado.

Dados sobre classe social, idade, região e gênero dos possíveis consumidores serão coletados nessa etapa do planejamento, rendendo um mais específico perfil demográfico.

A pesquisa descritiva também testa insights levantados pela etapa anterior, a exploratória. Desta vez trazendo dados estatísticos que corroboram ou não para as hipóteses iniciais do projeto.

Apesar de fundamentalmente ela ter uma abordagem quantitativa, grande parte da sua análise tem caráter qualitativo. Assim sendo, podemos dizer que a pesquisa descritiva se aprofunda no tema que foi previamente trabalhado na pesquisa exploratória.

 

3- Pesquisa causal

A pesquisa causal faz uma relação entre causa e efeito, como o próprio nome sugere.

Após os resultados obtidos nas pesquisas exploratórias e descritivas, o pesquisador precisa fazer testes de validação.

Muitas variáveis são trabalhadas com o objetivo de validar ou desmentir os resultados obtidos previamente, proporcionando assim, um maior direcionamento da estratégia que a empresa poderá adotar.

Não tem critério absoluto para muitos casos, ou seja, uma variável pode se mostrar parcialmente adequada ou parcialmente inadequada.

Uma aplicação comum para a pesquisa causal é para determinar a adequação ao uso de investimentos em marketing e para testar a conversão de campanhas, prevendo assim, se a efetividade de seus resultados.

 

Conforme falei no início do artigo, existem vários métodos de pesquisa de mercado, esses três sem dúvida nenhuma atuam como os principais.

Para entender mais sobre esse tópico, agende uma conversa com a Trespix. Teremos prazer em conversar mais sobre esse assunto com você.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *