O mundo digital já era! Bem-vindo à era pós-digital

Marketing digital: o mundo digital já era! Bem-vindo à era pós-digital

Como defende Walter Longo, especialista em Marketing Digital, uma nova sociedade de consumo está em curso e com as novas ferramentas digitais de comunicação já consolidadas no mercado, vivemos em uma era “pós-digital”, onde o desafio é trabalhar a capacidade do avanço da tecnologia em sintonia com a geração de novos negócios.

Vivemos em um mundo pós-digital, todos os setores de atividades estão se adaptando nessa revolução tecnológica que mudou os conceitos de consumo, entretenimento, relacionamentos e toda a cadeia social. Há muito tempo, a tecnologia deixou de ser uma exclusividade de alta cúpula de governos, empresas, executivos e a quem poderia pagar alta quantia por ela, hoje, a internet já está implementada em toda sociedade e o futuro incluirá qualquer atividade dentro da sociedade no mundo tecnológico.

Em razão disso, grandes oportunidades surgem a cada dia, o consumidor está buscando suas necessidades na internet, o que reserva um futuro promissor para as ações de Marketing Digital que será sim protagonista nessa revolução impossível de ser desacelerada.

Da mesma forma que a era pós-digital gera oportunidades, o Marketing Digital tem um grande desafio quanto ao seu futuro devido o crescimento de internautas que realizam suas compras na internet. Produzir uma estratégia de marketing certeira e a utilização de softwares adequados para captar onde o público que a empresa queira atingir são ações fundamentais para acompanhar as mudanças no consumo, aumentar as vendas e obter uma reputação digital que faça da empresa uma referência em compras online.

Algumas informações apontadas ainda são muito importantes para o Marketing Digital, no caso do Brasil é o acesso mobile é quem dá as cartas no mercado, tendo o celular como responsável por 92,1% dos acessos à internet, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em dezembro de 2016, porém ainda segundo os dados, há a tendência do crescimento dos acessos pelo tablet. Na área do Marketing Digital, os profissionais são cobrados constantemente por resultados e com as novas estratégias e ferramentas disponíveis, isso tem aumentado, já que é cada vez maior a interação com o internauta.

Tendências e estratégias do Marketing digital

As mudanças de hábitos e comportamento do público têm impulsionado a evolução do Marketing digital que por conta disso, sempre apresenta novas tendências e estratégias que se adaptam aos novos modos de consumo que são detectadas com a utilização de algumas ferramentas, porém na basta a empresa utilizar as ferramentas digitais, eles têm que ter almas digitais, pensar digital e agir digitalmente. Pra isso, há conceitos que auxiliam as empresas a entender toda essa loucura do pós-digital que não admite erros e muito menos perda de tempo:

growth_hacking

Growth Hacking

Visa rastrear oportunidades específicas visando resultados rápidos da empresa no universo da internet. O termo foi criado por Sean Ellis, caracterizando o Growth Hacking como um “marketing orientado a experimentos”. Considerado a nova tendência do Marketing Digital, essa estratégica tem o objetivo de explorar campanhas que proporcionem crescimentos imediatos, estratégia que vem ditando o ritmo das startups e que ganham espaço cada vez mais nas “campanhas de ocasião” das grandes empresas.

 

inbound

Inbound Marketing

Permite a empresa manter relacionamentos mais estreitos com seus clientes através de conteúdo relevante que conquista a atenção, confiança e preferência das pessoas sem interromper a sua navegação. O Inbound Marketing é uma das principais ferramentas de Marketing Digital para conhecer de perto as necessidades de cada público-alvo e uma das alternativas diante das mídias pagas. Seu futuro no Marketing Digital estará focado na crescendo interação entre Cliente-Produto-Empresa, gerando um vínculo cada vez maior, tornando-o mais importante que a própria geração de lead. Mais do que oferecer o produto com a implementação do Inbound Marketing, incluindo a otimização do SEO, será preciso oferecer conteúdo de maneira mais efetiva e estratégica por meio de e-book, webinar e/ou transmissões ao vivo, ações que já estão sendo adotadas por muitas empresas e com grande perspectiva de crescimento.
Por manter ligações umbilicais com os clientes, o Inbound Marketing tem sido apontado por especialistas como o “Marketing do Futuro”.

 

target

Behavior Target

Conhecer como seu público reage diante da sua marca será ainda muito importante para as estratégias de Marketing Digital para oferecer serviços sob demanda. Com o objetivo de analisar o comportamento do consumidor no site e utilizar para definir uma campanha de venda especializada e personalizada, que promove o aumento de conversão, o Behavior Target será uma ferramenta importante para não erra na sua campanha diante da multiplicidade da internet. É um método que é utilizado também para definir as estratégias de mídias digitais, localizar onde o público-alvo mais consome no mundo pós-digital.

 

email_marketing

E-mail Marketing

O bom e velho e-mail marketing também continua como uma tendência no Marketing Digital, mas é preciso entender que os consumidores não querem receber apenas preços de produtos, promoções e afins. Uma nova onda que vem acontecendo com essa ferramenta é o encaminhando de conteúdo que discute as principais notícias de diversos setores e atividades, atualização de produto e orientações de uso, convite a eventos e artigos que discutem novos comportamentos sobre produtos e cotidiano.
Porém, ao mesmo tempo em que é necessário ser ativo no e-mail marketing, é preciso dosar a quantidade de e-mails, pois eles podem desconstruir relacionamentos com o consumidor e a campanha pode ter um efeito contrário.

 

adwords_face_ads

Google Adwords e FaceAds

Por fim, a dura concorrência entre o Google Adwords e FaceAds e nessa “briga” quem ganha são as empresas que têm à disposição softwares e ferramentas cada vez mais eficazes para as estratégias de Marketing Digital, com segmentação, ROI e resultados ainda mais satisfatórios na construção de uma reputação digital.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *