A importância do branding para a sua Loja Virtual

branding para loja virtual

A internet globalizou a economia e criou o ambiente virtual para os negócios e relacionamentos. No Brasil e no mundo, o comércio eletrônico está em franca expansão. Com milhões de consumidores brasileiros na web, a empresa que acompanhar esta tendência do e-commerce perderá mais espaços para a concorrência. E no mundo virtual, as empresas também travam “batalhas” para projetar e consolidar o posicionamento da marca.

A palavra marca vem do termo inglês brand. A marca tem o objetivo básico de identificar bens e serviços. Toda marca tem uma história, um ciclo de vida. Publicidade e propaganda não são suficientes para construir uma marca. A construção e consolidação da marca depende muito das experiências positivas e da aceitação de bens e serviços por parte do consumidor.

É por isso que várias marcas de sucesso, mesmo comercializando produtos e serviços caros, reinam absolutas de geração a geração. Estas empresas sabem cuidar de seu maior patrimônio, a marca.  Investem muito em marketing e, em particular, em ações de branding para vivificar a marca na mente dos consumidores.

Branding: gestão de marcas

A gestão da marca é essencial. Para que o ciclo de vida seja perene, a empresa precisa investir muito na gestão da marca da companhia, bens e serviços. Um dos processos é o branding, que compreende as ações estratégicas de comunicação empresarial e marketing voltadas para a construção, posicionamento e gestão da marca de uma organização.

O alvo do branding não é o mercado para o produto ou serviço, mas conquistar a confiança e fidelidade do consumidor. O branding objetiva o fortalecimento da marca, percepção e conhecimento dos produtos e serviços pelo público-alvo. É possível medir o nível de satisfação do consumidor com a marca, analisando: taxas de recompra, se o consumidor gosta e respeita a marca, considera a marca amigável e confia na marca.

O comércio virtual no Brasil é crescente. Cerca de 500 mil empresas brasileiras integram o universo do e-commerce. Se a concorrência no mercado físico é alta, imaginem, então, a disputa pelos milhões de clientes conectados à web. A tendência é de crescimento, pois a empresa tem que estar onde o cliente está, ou seja, navegando na internet. Dada à magnitude do mercado virtual, a empresa precisa definir estratégias de marketing digital para se destacar e consolidar seu posicionamento. E o mundo virtual é um campo fértil para o branding do e-commerce.

Vejamos. Potenciais clientes passam horas conectados às redes sociais. Não importam onde estão nem os compromissos que são obrigados a cumprir. O fato é que os internautas sempre dão um jeitinho para acompanhar as mídias sociais. Com os smartphones à mão ficou ainda mais difícil desgrudar da internet. Neste campo, as empresas de e-commerce podem atuar, com criatividade e técnica, para fazer branding.

Estratégias de branding para e-commerce

Para definir a estratégia de branding é importante ter clareza sobre a missão, visão e valores da empresa. Este conjunto faz parte da história da marca, comprometimento com a qualidade de bens e serviços, e seu papel social.

Crie uma persona para o programa de branding, ou seja, defina o perfil do público desejado – sexo, faixa etária, escolaridade, renda, localização geográfica, interesses, ideologia, entre outros atributos que facilitam a criação de campanhas de branding segmentadas.

A partir do perfil do público-alvo ficará mais fácil definir as estratégias de comunicação e branding. Afinal, a mensagem tem que ser adequada ao público que a empresa deseja atingir. Não faz sentido usar linguagem e conteúdo formal, por exemplo, para falar com adolescentes, não é mesmo?

No mundo virtual, mensagens de texto devem ser objetivas e curtas, pois o tempo de leitura é rápido. O que chama a atenção mesmo são as imagens gráficas, vídeo e música. Esses recursos, explorados de maneira profissional, podem ampliar a base de fãs da marca. Contar histórias, associadas à marca, é outra fórmula de sucesso para ações de branding. Especialmente quando humor, criatividade e emoções fazem parte do enredo.

O cliente do e-commerce é bem exigente. E a experiência do consumidor com a marca é um fator de muita importância para o programa de branding.  Embora inúmeras lojas virtuais mantenham atendimento online, o consumidor espera encontrar um site intuitivo, de fácil navegação, com o máximo de informações possíveis sobre o produto ou serviço. Quando surgem dificuldades, é alto o risco de abandono do carrinho de compras. Ao investir no e-commerce, a empresa tem que pensar em todos os detalhes, principalmente a segurança, estoque, formas de pagamento e prazo de entrega. Estes quesitos e outros influenciam o ciclo de vida de uma marca.

A pós-venda é uma fase importante também. Manter contato com o cliente, após a conclusão do negócio, demonstra preocupação com a satisfação do cliente, respeito e atenção. Com certeza, o consumidor se sentirá uma pessoa importante ao perceber o interesse real da marca. Isto aumenta o grau de confiança e fidelidade à marca.

A empresa deve explorar as mídias sociais para fazer branding. Cada canal – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e outros – tem características e dinâmica peculiares. As mídias sociais possibilitam o contato direto e instantâneo da marca com o público.  Profissionais de comunicação empresarial e marketing, certamente, terão melhores condições para definir as ações mais apropriadas de branding para o e-commerce.

Gostou desse artigo? Compartilhe e leia outros textos em nosso blog!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *