Gestão de marca: por que o Branding é essencial para uma boa estratégia de marketing

Gestão de marca: por que o Branding é essencial para uma boa estratégia de marketing?

O Branding, também conhecido como gestão de marca, é o conjunto de ações e planejamentos que farão sua empresa atingir o objetivo proposto. Ou seja, ideias, posicionamento, imagens, discurso, símbolos, logotipo e todos os elementos que definem a identidade da marca. Em paralelo, os clientes precisam identificar de fato todos esses atributos.

Atualmente as grandes marcas se destacam não apenas pelas vendas, mas sim pela proximidade e confiança que ela conquista perante os seus clientes. O comportamento dos consumidores mudou, eles estão cada vez mais criteriosos. Sendo assim, para que sua empresa se destaque, deixando de ser apenas mais uma no meio da multidão, é preciso investir em novas estratégias de marketing, inovando e se adaptando a este novo cenário.

Para entender melhor como funciona o conceito de branding, é preciso compreender o processo de construção de uma marca, composto por: definição do negócio, que deve informar qual o serviço ou produto que a empresa oferece; posicionamento, que determina onde sua marca estará na escolha do consumidor, relacionada com confiança, reputação e etc., a forma com que o público enxerga a marca, por exemplo, se é líder de mercado, se é referência no segmento de atuação e por fim o slogan, que deve transparecer o que a marca vai entregar ao consumidor; proposta de valor, que pode ser resumida em qual o benefício que sua empresa entregará ao consumidor que optar pela sua marca.

Além de propiciar experiências positivas por meio da venda aos seus clientes e consequentemente fidelizá-los, o branding envolve todos aqueles que diretamente ou indiretamente contribuem para o sucesso do seu negócio como os funcionários, lideranças do setor, fornecedores, imprensas e etc. O processo deve iniciar de dentro para fora, levando em consideração que se o seu cliente interno acredita na empresa ficará muito mais fácil convencer o cliente externo a acreditar também.

Gestão de Marca – O branding e o marketing digital

Se sua marca não está presente na internet isso deve ser mudado já! É preciso se preocupar com novas estratégias de marketing digital se você quer ganhar confiança do seu público-alvo e aumentar o número de conversão de vendas.

Se você ainda não tem um site, é essencial providenciá-lo, será um problema se o consumidor procurar por você na internet e não achar. Então, ao iniciar a construção de uma loja virtual lembre-se que seu layout precisa se destacar dos demais, para ser lembrado de alguma forma, além disso, escolha um design clean para o seu e-commerce, com navegação simples e com grande valorização no produto. Para garantir um bom design para sua loja virtual é preciso entender a diferença entre UI Design, o mockup, que tem como função promover a interação entre o site e o usuário por meio de botões, menus, fontes, cores e toda harmonia visual, e UX Design, que é baseado na sincronização dos elementos que proporcionam a experiência dos usuários perante cada produto, influenciando suas percepções e comportamentos. Ambos são fundamentais para um bom layout do seu site.

Blog, redes sociais e todos os outros canais online devem estar estrategicamente ligados a identidade da marca. O marketing digital hoje, além de se tornar obrigatório para que sua empresa possa competir com as demais concorrentes, cumpre o papel de gerar o retorno sobre o investimento quando alinhado a estratégia planejada no branding.

Lembretes importantes para construir um branding de sucesso:

  • A estratégia da sua empresa deve caminhar de encontro com a realidade do seu negócio.
  • A proposta de valor da marca deve ser verdadeira e entendida pelo consumidor, então utilize as estratégias estudadas quando for ofertar um produto ou serviço.
  • As estratégias de marketing e comunicação devem explorar o que difere a empresa das demais concorrentes, de forma clara e objetiva.
  • Antes de começar o posicionamento da sua marca, você precisa estudar qual das opções mais se aproxima do seu conceito: melhor preço, melhor produto/serviço, valor agregado, facilidade de convivência/acesso e experiências inesquecíveis. É importante ressaltar que independente da escolha, sua promessa deverá ser cumprida.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *