Comprar likes no Facebook: uma boa ou má ideia?

comprar likes no facebook

Só valerá a pena quando inventarem uma ferramenta otimizada e sob medida para cada negócio

Uma página bombando de seguidores, milhões de fãs recebendo em tempo real aquilo que sua empresa posta no Facebook, bom engajamento, e tudo isso em troca de uma pequena quantia. Realmente é uma proposta de encher os olhos, o problema é que na prática a teoria é outra.

A verdade é que comprar likes está mais próximo de ser um investimento furado do que a maravilha que é prometido. A grande questão em comprar curtidas é que ao fazer isso, você estará correndo o risco de prejudicar o engajamento da sua página. Isso acontece, pois ao adotar essa estratégia não há como garantir a segmentação do público que irá curtir a sua página.

Já ouviu falar de que quantidade não é qualidade? Então, é exatamente isso que acontece nesse caso. Sua página terá um aumento considerável no número de fãs, mas esse número não caminha junto ao engajamento. Além disso, essa prática pode destruir seu negócio online por completo. Para que você entenda melhor, separamos algumas razões para não investir nessa estratégia:

  • Falta de engajamento: você comprou um “fã”, isso significa que ele pode não ter afinidade nenhuma com seu produto/serviço, ele apenas está sendo pago para fazer número. A grande quantidade de seguidores comprados pode fazer com que quem realmente curtiu sua página, por vontade, não receba seus conteúdos. Esse é apenas um exemplo, mas lembre-se de que, a cada novo curtidor falso, um usuário legítimo perde contato com sua página.
  • Perda de credibilidade: se o usuário descobre que você está pagando para conseguir popularidade, possivelmente ele desconfiará do seu negócio. Se o possível cliente acessar a sua página e verificar que há um grande número de seguidores, porém não existe engajamento ou ele chegará a conclusão de que seu conteúdo não é bom ou que você está realmente comprando curtidas, o que também não é legal. Seus fãs precisam se sentir acolhidos e representados, o tipo de usuário que curte sua página diz muito sobre o seu negócio.
  • Prejudica a análise da persona: fazer avaliações demográficas nas redes sociais é extremamente válido. O próprio Analytics do Facebook ajuda e muito nesse processo, revelando idade, gênero e até o comportamento de seus fãs na sua página. Com tantos seguidores será cada vez mais difícil conseguir insights reais, isso acontece, pois a avaliação demográfica irá considerar uma montanha de contas inativas de qualquer parte do mundo e isso geralmente não condiz com seu segmento.
  • Afeta seu alcance: o seu conteúdo será exibido para os curtidores “falsos” que não têm interesse em ler, curtir e compartilhar seus posts, desperdiçando o já limitado alcance de sua página. Também não vai demorar para que os bots do Facebook entendam que o seu conteúdo não é relevante, já que não gera engajamento. E se isso acontecer, você já pode dar adeus ao rankeamento.
  • Reduz a efetividade do Ads: você também reduz a efetividade da compra de anúncios ou patrocínio dentro do Facebook, já que ele passará a considerar os seus seguidores como base para definição de público ou caso você não faça uma programação minuciosa, ainda acabará mostrando os anúncios para esses usuários fantasma.
  • Não converte: se o usuário não existe ou na melhor das hipóteses é só mais um “fã comprado” ele não tem real interesse em seus produtos ou serviços, ou seja, você não vai conseguir gerar venda.
  • Investimento desperdiçado: se acabou sobrando um dinheiro extra no final do mês, invista em conteúdo de qualidade e em uma boa estratégia para atingir o seu público de interesse. E se no caso quiser gastar dentro do Facebook, prefira os posts patrocinados para aumentar o alcance, mas não jogue dinheiro fora investindo na compra de likes falsos.

Então, a dica é: comprar likes no Facebook só vai valer a pena quando inventarem uma ferramenta otimizada e sob medida para cada negócio.

Para conseguir seus próprios likes você precisa produzir conteúdo de qualidade, relevante para o seu público e uni-lo as boas práticas de SEO. Essa é a melhor maneira de conseguir seguidores de forma orgânica. Você não pode deixar de lado os curtidores oficiais da sua página, é necessário gerar engajamento com eles.

Comece agora a valorizar a imagem da sua empresa, com atitudes simples:

  • Invista em influenciadores: algumas pessoas tem o poder de influenciar, um determinado nicho e isso impacta em popularidade e consequentemente em vendas.
  • Entenda sua persona: antes de ir para as redes sociais é preciso entender quem é o seu cliente, o que ele gosta, como se comporta, quais são seus interesses e dores. Isso vai te ajudar na hora de elaborar o conteúdo.
  • Varie nos conteúdos apresentados: varie o conteúdo e traga informações relevantes por meio de imagens, textos, gráficos, gifs e todas as opções que o Facebook disponibiliza.
  • Lembre-se das boas práticas de SEO: use bem as palavras-chave, considere links saudáveis na hora do compartilhamento e varie as hashtags. Tudo isso pode fazer diferença na hora de colocar o seu conteúdo em primeiro na linha do tempo dos seus fãs.
  • Mantenha um bom ritmo de postagem: a recomendação é postar cerca de três vezes por semana. Manter o ritmo de postagens é a melhor maneira de garantir que o seu conteúdo permaneça na página de seus seguidores.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *