Como um posicionamento de marca bem definido pode ajudar o seu negócio?

posicionamento-de-marca-trespix

Ter um posicionamento de marca bem definido pode ajudar o seu negócio a crescer com solidez.

É claro que vender produtos ou serviços que suprem as necessidades do seu cliente são pontos primordiais para um bom andamento do seu negócio, mas para que o consumidor entenda que ele precisa de você, é preciso convencê-lo. Com a competitividade do mercado e com clientes cada vez mais exigentes isso não é uma tarefa tão fácil, é preciso mapear uma série de estratégias de marketing que te ajudarão a encontrar as diretrizes para o sucesso.

A gestão de marca, conhecida também como branding, é o conjunto de ações e planejamentos que farão sua empresa atingir o objetivo proposto. Atualmente as grandes marcas se destacam não apenas pelas vendas, mas sim pela proximidade e confiança que ela conquista perante o seus clientes. Sendo assim, sua marca precisa se posicionar, ou seja, qual a identidade da sua marca, o que ela deseja ser? Qual a imagem da sua marca, como ela é percebida no mercado?

Tendo as estratégias e público alvo definidos é preciso pensar que as questões estéticas devem estar alinhadas com o modo com que a sua marca vai se posicionar no mercado, por exemplo, seu logotipo está coerente com sua marca e seus produtos? Além disso, é preciso se preocupar com as estratégias de marketing digital, analise se suas redes sociais estão surtindo efeito e se o conteúdo está atrelado as suas vendas e propostas; se seus informativos, e-mail marketing e outros canais de venda estão sendo direcionados para leads qualificados e etc.

O e-commerce é um outro ponto importante. Se trabalhado da maneira correta, será um ótimo canal de vendas. Se quiser uma dica para garantir um bom design para sua loja virtual é preciso entender a diferença entre UI Design e UX Design, ambos são fundamentais para um bom layout do seu site. O UI Design, User Interface Design, simplificando a explicação são os elementos que compõem o “desenho do site” e tem como função, promover a interação entre o site e o usuário por meio de botões, menus, fontes, cores e toda harmonia visual. Já o UX Design tem como foco pensar no sistema de forma holística. É baseado na sincronização dos elementos que proporcionam a experiência dos usuários perante cada produto, influenciando suas percepções e comportamentos.

Se você está lançando uma nova marca ou deseja reposicionar a sua no mercado, seguem cinco dicas importantes para qualquer ramo de atuação:

  1. Estratégia, posicionamento e atributos. Definir a estratégia resume-se em pontuar a missão, visão, valores e crenças. O que sua empresa é hoje e como ela gostaria de ser percebida pelo público. O posicionamento gira em torno do que sua empresa faz e quem é seu público-alvo, a partir daí é possível criar uma promessa dos seus produtos e serviços. Já os atributos são as listas de características, tanto qualificadoras como ética, confiança e etc., como diferenciais, que são aqueles que tornam a empresa competitiva no mercado.
  2. Construir ou renovar a marca. As alternativas para o design da sua marca, como citado anteriormente, deve ir de encontro às estratégias, posicionamentos e atributos. Lembre-se de ser original, atraente e de ter algo que faça sua marca se destacar das demais já existentes. O consumidor precisa bater o olho e saber que aquele material, conteúdo ou produto faz parte da sua empresa. Vale lembrar que renovar o logo, mudar a identidade visual e outros quesitos estéticos é uma decisão muito importante, pois a mudança pode gerar confusão para seus clientes, a divulgação da nova identidade deve ser feita de maneira certeira e com argumentos convincentes.
  3. Desenvolver a identidade. A identidade verbal baseia-se no discurso que sua empresa vai seguir, seja no atendimento ou na publicidade, isso envolve organização, palavras-chave, conteúdo relevante para o público interno e externo e etc. Já a identidade visual pode ser considerada o carro chefe da marca, ou seja, linguagem, tipografia, cores, e etc. Lembre-se que o consumidor deve identificar seu material mesmo que a marca não esteja devidamente exposta.
  4. Ativar. Agora é hora de dar vida a sua marca e tudo isso deve ser feito baseado em estratégias bem pensadas, planejamento é tudo na hora da execução. Construa um plano de implantação para que sua empresa possa ter embasamento adequado e eficiente. Comece pelos pontos de mais visibilidade como identidade visual das lojas, embalagens de produtos, site e etc.
  5. Gerir. A gestão deverá observar os pontos de contato da marca e fazer com que estejam devidamente alinhados. Isso envolve veículos, arquitetura e decoração de loja e materiais digitais. Para que a marca não perca o valor no mercado é preciso avaliar constantemente seu desenvolvimento.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *