Como analisar se um projeto é economicamente viável

Muitos desconhecem a importância de uma análise econômica ou financeira. Outros até sabem, mas tem dúvidas de como realizá-la; quais são as etapas, quais indicadores usar e como analisá-los.

Há diferenças entre a viabilidade financeira e a econômica. A primeira procura relacionar o investimento total necessário para iniciar o projeto (capital inicial), os custos correntes fixos e variáveis para mantê-lo, com os rendimentos que ele pode gerar ao longo do tempo. Já a segunda analisa as vantagens e benefícios do projeto, faz análises de mercado, produtos e serviços da empresa, receita, projeção de custos e investimentos, rentabilidade, concorrências e vantagens sobre as mesmas, taxa de consumo dos clientes, taxa interna de retorno, fluxo de caixa, tendências do ramo de atuação, capital de giro, valor presente líquido, mão de obra necessária, payback, faturamento, entre várias outras questões. Possui uma abrangência mais horizontal e comparativa. Ou seja, a viabilidade econômica avalia como está o projeto em relação a outras oportunidades com risco igual ou menor, para saber se sua rentabilidade é atrativa ou não.

Existem diversas formas de avaliar tanto a viabilidade econômica quanto a financeira de um projeto, e cada uma tem suas vantagens e particularidades. No entanto, em toda análise desse tipo existem alguns pontos em comum a serem observados, por exemplo: quanto capital é necessário para aportar no projeto; em qual atividade esse capital será investido; qual é a necessidade de caixa que o projeto demandará quando estiver operando; quais são as receitas e despesas esperadas para o projeto no futuro, em curto, médio e longo prazo; quanto será o rendimento do capital investido; quando o projeto espera superar seus custos e começar a lucrar.

Todos esses pontos servem para qualquer tipo de projeto, seja a abertura de uma empresa, seja a expansão de uma já existente, ou uma aplicação financeira, por exemplo. As variáveis do mercado, a concorrência, o público-alvo, tudo isso deve ser levado em conta e pode fazer a diferença entre o êxito e o insucesso de um planejamento. Não basta apenas ter um bom projeto, é preciso estar economicamente preparado para torná-lo possível.

O conjunto de todas essas informações permitirá que o gestor defina diretrizes e estratégias bem-sucedidas e projete um plano de expansão viável e que evolua de forma segura e com projeção de faturamento.

A análise econômica é uma boa ferramenta mas que não é utilizada sozinha. É embasada em muito estudo e se faz totalmente necessária antes de se investir dinheiro em um projeto que talvez só traga problemas e prejuízos. O ideal é mantê-la sempre atualizada.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *