As mudanças, tendências e o futuro do SEO

As mudanças, tendências e o futuro do SEO

No mundo do marketing o SEO é um dos segmentos que mais passou por atualizações nos últimos anos

Se há alguns anos você estava por dentro das técnicas de SEO e continua colocando elas em prática até hoje, é hora de mudar tudo.  A maioria das pessoas não se atentou às mudanças que surgiram no segmento nos últimos tempos, mas no mundo do marketing, o SEO é um dos canais que mais passou por atualizações.

Se você acompanha o blog da Trespix certamente já leu sobre esse assunto e se você trabalha com marketing digital você vive a teoria na prática. E para quem nunca ouviu falar, o que particularmente é muito difícil nesse mercado, o SEO – Search Engine Optimization – é basicamente um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo tornar os sites, blogs e páginas mais amigáveis para o público. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um negócio.

Acontece que as constantes atualizações e mudanças dos buscadores, em especial o Google, que detém quase 100% do mercado de buscas no Brasil, transformam essa estratégia. O SEO tradicional, aquele das palavras-chave e das meta tags já não é mais o suficiente. Isso não significa, jamais, esquecer as palavras-chaves, elas continuam sendo um elemento muito importante para a otimização de uma página. Enquanto houver Google e pesquisas, elas continuarão sendo essencial.

Mas, agora é a hora do usuário ditar o que deve ser feito e já não basta mais usar apenas as estratégias pensadas exclusivamente para um melhor posicionamento. Podemos associar o “fim” do SEO tradicional com as atualizações do algoritmo do Google (Google Updates), que estão ligadas às mudanças comportamentais dos internautas. Algumas pesquisas e estudos podem dar mais embasamento para nossas previsões:

  • De acordo com Comitê Gestor da Internet no Brasil cerca de 81,5 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular.
  • Segundo a Criteo 14% das transações comerciais, via internet, do segundo trimestre de 2015 foram realizadas por dispositivos móveis.
  • As compras via smartphones correspondem a 10% do total e as feitas em tablets, a 4%. De acordo com levantamento realizado pela Criteo.
  • O Google revelou que as pesquisas em dispositivos móveis superam as realizadas em desktops e mais de 80% dos usuários pesquisam online antes de comprar.
  • 60% dos consumidores iniciam suas pesquisas em um buscador (Google) antes de visitarem um site em específico. (RetailingToday)
  • 61% dos usuários leem comentários e avaliações de produtos antes da compra. (Econsultancy)
  • Em dezembro de 2015, 20% das pesquisas feitas no Google utilizam 4 ou mais termos. (Keyword Discovery).

Quais as tendências para o futuro do SEO?

O usuário é quem manda: como nós já dissemos o usuário tem o poder. As atualizações do Google serão cada vez mais focadas na experiência do internauta. Por isso, antes de desenvolver um site pense em deixar a vida do consumidor mais s

imples. O conteúdo também precisa ser levado em consideração, então não crie conteúdos desnecessários que isso  não vai contar em nada na quantidade, pelo contrário,  vai ser prejudicial para o seu negócio.

 

Conteúdo de qualidade é obrigação: a densidade do conteúdo não tem relação com o volume de postagens, mas sim com a qualidade delas. Bons conteúdos impactam cada vez mais nos resultados. A dica é escrever textos diretos e que realmente façam sentido para o consumidor.

 

Acabe com os conteúdos duplicados: o Google está cada vez mais criterioso quanto a conteúdos duplicados e daqui em diante isso será ainda mais supervisionado. Então, desenvolva conteúdos únicos para cada página e que apresentem apenas aquilo que o seu usuário busca, sem enrolação. Tome cuidado também com páginas dinâmicas, filtros de produtos em páginas de e-commerce e tags que podem aumentar a duplicidade. Para resolver esse tipo de problema você poderá utilizar o redirecionamento 301, a canonical tag e outras soluções.

Palavras-chave podem perder a força: isso não significa que você não deve se preocupar com isso. Como dissemos mecanismos de busca e palavras-chave são praticamente sinônimos. Mas, aquelas regras de palavra-chave no início do título, preocupação com o posicionamento dentro das páginas, taxa de dificuldades etc. terão menos importância. Muito provavelmente chegará um momento em que a única coisa que importará será a escrita clara que vá de encontro com o interesse do usuário, isso se estende ao title e headings.

 

Voice Search em evidência: a mensagem de voz é uma realidade cada vez mais utilizada no dia a dia. Os usuários falam com seus dispositivos móveis e aguardam para receber respostas assertivas. De acordo com o Google mais da metade dos jovens e 41% dos adultos utilizam esse método para fazer pesquisas, e a tendência é que esses números cresçam. Portanto, é de extrema importância que os conteúdos da sua empresa sejam otimizados para esse público.

Link Earning ganhará mais força: podemos dizer que o link earning será a evolução do link building. O bom link é aquele que agrega valor ao usuário, toda e qualquer maneira de link que não for segmentada ao usuário deverá ser evitada. Todos os links obtidos da maneira mais natural possível, que vão de encontro com a lógica do site, sem exageros e dentro do contexto do assunto do site terão ainda mais peso. Os links contextuais ganharão ainda mais relevância.

As redes sociais são um novo caminho: ainda que ninguém saiba ao certo o quão relevante são as redes sociais na busca orgânica, a expectativa é que a relevância aumente bastante daqui em diante. O que já se pode observar é que campanhas nas redes sociais, quando bem feitas, geram links, fortalecem a marca e consequentemente geram mais conversões para o site.

Seja Mobile: o Google tem penalizado os sites que não são mobile friendly, ou seja, aqueles que não são responsivos para smartphones e tablets. Isso significa que ter um site com uma forte presença no mobile será primordial para se manter no mercado, caso contrário sua visibilidade nos mecanismos de busca cairão demais.

Agora é hora de preparar o seu negócio para ficar a frente dos concorrentes. E você pode contar com a gente para te ajudar nessa missão.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *